Famosa companhia aérea brasileira teve suas atividades encerradas após não suportar cenário adverso
O ano era 2001, quando uma famosa companhia aérea brasileira, teve suas atividades encerradas após não suportar um período conturbado, ficando sem dinheiro até mesmo para abastecer as aeronaves.
Breve história
Estamos falando da Transbrasil, que começou a sua história em 1955, com o nome Sadia Transportes Aéreos, fundada por Omar Fontana, filho do fundador do frigorífico Sadia,
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Segundo o portal Exame, a empresa começou no ramo de transporte de carne fresca, que partia de Santa Catarina para São Paulo e fez um enorme sucesso na época.
Devido a isso, no ano de 1961, a Sadia Transportes Aéreos comprou a Transportes Aéreos Salvador, o que ampliou a sua participação no mercado aéreo nacional.
Foi em 1973 que a empresa adotou o nome de Transbrasil e desde então, com o perdão do trocadilho, decolou no mercado
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Tanto que a empresa estava conseguindo se consolidar como uma das mais importantes do país, mas tudo começou a mudar na década de 80.
Turbulências
Na década de 80, o Brasil enfrentava crises financeiras que afetaram todo o setor. Omar Fontana, chegou a entrar na Justiça contra o governo.
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A resposta a isso foi uma intervenção federal, mas quando Omar conseguiu finalmente retomar esse controle ele se deparou com um cenário ainda mais complicado e viu a situação da sua empresa ainda mais debilitada.
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Foi nos anos 90 que a empresa decidiu ousar mais em apostar nos voos internacionais, afim de conseguir se recuperar, mas a situação não melhorou.
Ainda de acordo com o portal Exame, a companhia até conseguiu se manter de pé por um tempo, mas infelizmente, em dezembro dos anos 2000, Omar Fontana morreu e a crise da empresa se agravou ainda mais
O adeus definitivo
Exatamente um ano após a morte do fundador da empresa, Omar Fontana, em 2001, a Transbrasil se viu sem crédito no mercado, até mesmo para conseguir abastecer suas aeronaves, o que a obrigou a suspender seus voos.
A companhia teve sua falência oficialmente decretada, no início de 2002, dando um adeus definitivo e deixando muitos com saudades.
O estopim disso foi após a General Electric Capital Corporation, especializada no mercado de aviões, alegar que não havia recebido o pagamento de uma dívida de US$ 2,6 milhões( 10 milhões de reais), referentes a aluguéis de aviões e turbinas.
Porém, segundo o portal Air Way, no ano de 2018, por mais que fosse pouco provável que a falência fosse um dia revertida, os advogados da massa falida seguiam ativos em disputas com credores e funcionários, como mostra um recurso julgado em outubro de 2012 pelo Superior Tribunal de Justiça.
Nesse interim, um funcionário questionava os direitos trabalhistas devidos pela empresa aérea.
A lentidão da Justiça e os variados recursos disponíveis na legislação brasileira acabaram gerando situações inusitadas como a que manteve por anos os aviões não só da Transbrasil como da VASP, também falida, entre outras empresas.
“Restos mortais”
Segundo o portal “AeroIn” as carcaças de dois aviões Boeing 767-200 da massa falida da Transbrasil, que foram leiloadas no ano de 2013, seguiram estacionadas próximas ao pátio do Aeroporto de Brasília e começaram a ser removidas após solicitação do Ministério de Portos e Aeroportos.
De acordo com o aeroporto de Brasília, o processo de retirada das aeronaves, que voaram com matrículas PT-TAA e PT-TAB, já havia sido iniciado e levou cerca de três meses até a sua conclusão.
Todo o processo foi feito com toda a segurança e acompanhado de perto pelas equipes da concessionária.
As aeronaves foram levadas para outro ponto do aeroporto para serem desmontadas e colocadas de forma segura em um caminhão para transporte para fora do sítio aeroportuário.
É importante ressaltar que a movimentação das aeronaves não atrapalharam em nada a operação do aeroporto.
As movimentações aéreas seguiram o fluxo normal, não havendo nenhum comprometimento de nenhum voo por conta deste procedimento.
Essa falência prejudicou outras companhias aéreas?
De acordo com o portal Wikipédia, com a suspensão dos voos da Transbrasil, a Interbrasil , que era um dos seus braços, paralelamente teve todos os seus voos suspensos no final de dezembro de 2001.