Falta de investimento aos sábados continua sendo um problema na TV

17/01/2015 às 20h15

Imagem PreCarregada
"Altas Horas" e "Legendários". (Foto: Divulgação)
"Altas Horas" e "Legendários". (Foto: Divulgação)

“Altas Horas” e “Legendários”. (Foto: Divulgação)

Não é de hoje que o público reclama que o sábado, principalmente no período noturno, está praticamente “abandonado” pelas emissoras abertas. As atrações que são exibidas neste dia recebem pouco investimento, e por isso chegam a ser consideradas opções fracas e tediosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As emissoras alegam que a falta de investimento aos sábados deve-se ao fato de ser o dia da semana em que o número de TV’s ligadas é menor. A verdade é que este argumento não tem muito fundamento. Um exemplo disso é o “Zorra Total”. Números apontam que o humorístico da Globo, que vai ao ar aos sábados, chega a registrar índices superiores aos da novela das seis e das sete da emissora carioca. Sim, o mesmo “Zorra Total” que é alvo constante de críticas pelo seu novo humor chato e bordões clichês. O mesmo humorístico que passará por uma grande reformulação e praticamente perderá sua identidade.

No mesmo dia da semana, no período noturno, vemos a Record exibir o “Legendários”, que se auto-intitula humorístico, mas que se transformou em um programa de games e musicais. O público que apreciava o bom e velho programa humorístico de tempos atrás, que chegava a ser considerado o grande “rival” do “Pânico”, hoje reclama do que a atração se transformou. O “Legendários humorístico” tinha um público mais fiel, que ligava a TV todo sábado em busca de boas gargalhadas. Hoje, é o tipo de programa que o telespectador não faz a menor questão em perder uma edição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Esquadrão da Moda". (Foto: Divulgação)

“Esquadrão da Moda”. (Foto: Divulgação)

O SBT é outro que perambula para definir boas atrações aos sábados. A emissora de Silvio Santos exibe no horário nobre a “Patrulha Salvadora”, que não caiu no gosto nem do próprio público infantil, e “O Esquadrão da Moda”, com um formato tedioso e que não tem um público amplo. O canal ainda fecha a noite com o “Cine Família” e o já desgastado “Casos de Família”, atrações consideradas neutras e opções que também não são muito apreciadas.

"Mega Senha". (Foto: Divulgação)

“Mega Senha”. (Foto: Divulgação)

Na RedeTV! encontramos o “Mega Senha”, que de todas as citadas, é talvez a melhor opção para o dia e horário mais tardio, com um formato bastante interessante. No entanto, a desistência frequente dos participantes no meio do jogo, até pela dificuldade elevada em outras fases, acaba deixando o telespectador na mão. Como todo mundo já sabe que nenhum participante se arrisca ao prêmio de R$ 1 milhão, a atração acaba se tornado monótona. Talvez este seja o principal ponto negativo do game show, que deveria fazer alguns ajustes no formato para incentivar um pouco mais os participantes a continuar na disputa pelo prêmio principal, se é mesmo que atração quer que algum participante leve o R$ 1 milhão.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Já na Globo, temos o “Altas Horas”. A atração também tem alguns elementos já desgastados no formato. Sem muitas novidades no seu conteúdo, o programa comandado por Serginho Groisman aposta nos seus convidados, que não faz muito efeito se o programa também não for interessante.

Quem perde com essa escassez de investimento aos sábados é o público e as próprias emissoras. Já temos algumas evidências de que essa história de que “ninguém” assiste TV aos sábados é furada. O público pede mais investimentos aos programas, novas atrações realmente intuitivas e principalmente inovações. Enquanto temos boas opções de sobra aos domingos, por exemplo, faltam aos sábados. Este fato precisa ser revisto urgente, antes que a TV brasileira ganhe um dia a menos na semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contato: foconatv@pop.com.br

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foco na TV

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Altas Horas
Casos de Família
Cine Família
Esquadrão da Moda
foco na tv
Globo
Legendários
Mega Senha
patrulha salvadora
Record
RedeTV!
Sábado
SBT
tv aberta

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.