Categoria -Galvão Bueno

Galvão Bueno

Nascimento: 21 de julho de 1950

Signo: Câncer

País: Brasil

Cidade: Rio de Janeiro – RJ

Galvão Bueno é o nome artístico que você conhece do maior narrador de esportes do Brasil. Mas o verdadeiro nome de quem já foi o dono do maior salário da Rede Globo é Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno. Ele é um empresário, narrador, radialista e apresentador esportivo brasileiro.

Nasceu no dia 21 de julho de 1950, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Filho de Mildred dos Santos – atriz de sucesso no rádio, teatro e TV nas décadas de 40 e 50 – e o do redator Aldo Viana Galvão Bueno, de quem Mildred se separou antes do nascimento do bebê, Galvão se tornou uma das vozes mais conhecidas do país.

Atualmente, Galvão é muito conhecido por narrar para brasileiros momentos relevantes do esporte nacional, como o tetracampeonato e o pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira de Futebol, os títulos mundiais de Fórmula 1 e o acidente fatal do piloto brasileiro Ayrton Senna em 1994, além de vários Jogos Olímpicos da era moderna.

Ao mesmo tempo em que é considerado por seus admiradores um ícone da locução esportiva brasileira, Galvão Bueno é criticado pela visão ufanista e de favoritismo com que narra qualquer esporte em que o Brasil esteja participando. Um dos momentos mais notáveis desse ufanismo é durante o jogo da Alemanha com o Brasil na Copa do Mundo 2014, quando a seleção alemã começa a fazer os gols. São frequentes as ofensas de torcidas brasileiras de futebol ao locutor em jogos em que está presente. Durante a final de basquetebol dos Jogos Pan-americanos de 2007, entre aplausos para Oscar Schmidt e Hortência, mais uma vez o locutor foi motivo de escárnio dos torcedores.

 

PUBLICIDADE

ANÚNCIOS

site statistics