Categoria -Xuxa Meneghel

Xuxa Meneghel

Nascimento: 27 de março de 1963

Signo: Áries

País: Brasil

Cidade: Santa Rosa – RS

Xuxa Meneghel é uma apresentadora, atriz, cantora, empresária, filantropa e ex-modelo brasileira. Duas vezes vencedora do Grammy Latino de melhor álbum infantil, é conhecida mundialmente pelo epíteto de Rainha dos Baixinhos.

Xuxa nasceu em Santa Rosa, município do Rio Grande do Sul formado principalmente por descendentes de russos e de alemães, em 27 de março de 1963. Os pais, Alda – morta em 8 de maio de 2018 – e Luiz Floriano – falecido em março de 2017 no Rio de Janeiro -, tiveram mais quatro filhos: Solange, Mara Rúbia, Cirano (morto em 2015 vítima de um infarto fulminante) e Bladimir. Este deu à Maria da Graça o apelido com o qual ficaria internacionalmente conhecida. O nome de batismo foi um promessa do pai de Xuxa, pois o parto da mulher tinha sido muito difícil. Em 1988, Xuxa incorporou o apelido ao nome e oficialmente se tornou Maria da Graça Xuxa Meneghel.

Aos 7 anos, a família se mudou para o Rio de Janeiro. A beleza da adolescente despertou o interesse de donos de agências de modelo. Aos 16 anos foi capa da revista “Carinho”, e no ano de 1980 estampou mais de 80 revistas. Em 1982, Xuxa foi capa da “Playboy”e chamou muita atenção, pois na época era namorada do ex-craque do futebol mundial, Pelé. Dois anos depois, a modelo foi contratada pela Ford Models para atuar nos Estados Unidos.

De 1983 a 1986, a apresentadora comandou o “Clube da Criança”, na extinta TV Manchete, a pedido do diretor Maurício Sherman. Durante a semana trabalhava em Nova York e nos fins de semana gravava o programa infantil.

De 1986 a 1992, já na TV Globo, comandou um programa diário com o seu nome: o ‘”Xou da Xuxa”. A atração foi um dos grandes sucessos da emissora, referência de gerações ate hoje. Foram mais de 2.000 programas, quase 130 discos de outro, 52 de platina e 10 de diamente. Nesse período, Xuxa vendeu 18 milhões de cópias e lançou muitas futuras atrizes e atores que formavam na época seu elenco de “Paquitos” e “Paquitas”, assistentes de palco e shows da apresentadora, como Letícia Spiller, Bárbara Borges, Juliana Baroni e Bianca Rinaldi.

O sucesso fez a apresentadora ser convidada, em 1989, para comandar mais uma atração na emissora, o “Bobeou dançou”, exibido nas tardes de domingo. No mesmo ano, Xuxa inaugurou a Fundação Xuxa Meneghel que cuida de crianças e jovens carentes.

Nos anos de 1992 e 1993, a apresentadora se dedicou à carreira internacional através de dois programas: um na Argentina e outro, na Espanha. Em 1994, estreia o “Xuxa Park” e o quadro “Xuxa Hits”, que viria a se tornar um programa. Em 1997, o “Xuxa Hits” passou a se chamar “Planeta Xuxa”, um dos maiores sucessos entre o público adolescente. Durante a semana, Xuxa comandava o “Xuxa Park” e no final de semana, o “Planeta Xuxa”.

De 2001 a 2004, a carreira de Xuxa se transformou: a diretora Marlene Mattos, profissional que a acompanhava há anos, havia saído do programa e dos negócios que envolviam a apresentadora. Muitos programas não deram certo, mas em 2005 a artista estreia a primeira fase do “TV Xuxa”, programa reformulado e voltado para o público em geral e exibido aos sábados de manhã.

Em 2015, a loira anuncia a sua mudança de emissora e estreia um programa com o seu nome da TV Record, no mês de agosto. Sem conquistar uma audiência esperada, a atração passou por reformulações, até que em 2017 Xuxa lançou o programa “Dancing Brasil”, produção da Endemol Shine Brasil, inspirado na versão internacional do “Dance With The Stars”. Em 2018, apresentou um especial da atração com crianças.

Quando o assunto é relacionamento pessoal, Xuxa ficou conhecida por namorar o ex-jogador Pelé e o piloto Ayrton Senna. É mãe de Sasha Meneghel Szafir, nascida em 28 de julho de 1998, filha da apresentadora com o empresário e ator Luciano Szafir. Iniciou um relacionamento com o cantor Junno Andrade em dezembro de 2012.

PUBLICIDADE

ANÚNCIOS

site statistics