POLÊMICA!

Farsa da Globo é desmascarada nos tribunais, emissora é condenada e tem prejuízo milionário anunciado


Sede da Globo no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

O Procon acusa a emissora carioca de propaganda enganosa por conta da transmissão do Campeonato Brasileiro

A Globo vem sofrendo com uma dura concorrência de canais rivais como Band, Record e SBT desde 2019, quando o canal decidiu reduzir os gastos no setor esportivo e nas demais áreas da emissora. Apesar do corte, naquele mesmo ano a empresa da família Marinho se enfiou em um grande problema e a situação foi parar até nos tribunais.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Na época, a Globo anunciou que exibiria todas as partidas do Campeonato Brasileiro no seu Pay Per View, no entanto, a emissora carioca não chegou em um acordo das equipes: Palmeiras e Athletico Paraense, e deixou de exibir os primeiros jogos de ambas as equipes no Premiere.

Assinantes da plataforma entraram contra a emissora no Procon e o conglomerado de mídia foi condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Agora, em 2022, o veredito aponta que a Globo deverá pagar uma multa de 10 milhões. A empresa ainda tem mais um recurso.

O site Notícias da TV teve acesso aos autos do processo, onde a Globo alegou que houve abuso do Procon. Desde a sugestão da multa, considerada exagerada, até provas apresentados para corroborar a denúncia. Os advogados da Globo disseram que o órgão usou documentos de 2018 como se fossem de 2019.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Palmeiras e Ahtletico Paranaense boicotaram tranmissões da Globo em 2019
Palmeiras e Ahtletico Paranaense boicotaram transmissões da Globo em 2019- Foto: Reprodução

Os defensores do grupo também argumentaram que o cliente insatisfeito poderia cancelar o pacote a qualquer momento, sem prejuízo financeiro. O Procon rebateu com prints de publicidade feita na internet e na TV já em 2019.

Veja também

Nas propagandas, a Globo dizia que o Premiere mostraria “todos os jogos” do Brasileirão naquele ano, o que não aconteceu. 

O desembargador responsável, Oswaldo Luiz Palu ainda deu uma bronca na emissora carioca, após a reclamação sobre o valor milionário da multa. Segundo o magistrado, a empresa de mídia não forneceu informações no processo sobre o seu real faturamento e arrecadação com o pay-per-view. Por isso, o Procon teve que ir atrás de informações extraoficiais dos balanços da empresa para tentar fazer o cálculo correto da multa.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: erick.martins@otvfoco.com.br