Bactéria fatal na carne: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas rivais da Sadia após risco

17/06/2024 às 6h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
3 marcas que rivalizam com a Sadia acabaram arrancadas pela ANVISA após risco (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Sadia/Freepik)

ANVISA decretou retirada de 3 marcas de carne, rivais da Sadia nos mercados, após alto risco à saúde

Toda vez que vamos a um supermercado para comprar alimentos precisamos sempre estar atentos quanto à qualidade dos produtos que escolhemos.

E esse cuidado afeta principalmente os produtos que ficam nos setores de carnes, frios e congelados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária ), ingerir carnes, congelados e afins com a data de validade vencida e em condições impróprias para consumo podem culminar em consequências extremamente graves e até fatais, como uma desidratação profunda.

Proliferação de bactérias

Isso sem falar nos riscos de uma proliferação de bactérias dos alimentos, comuns em más condições sanitárias.

Continua após o Veja Também

Veja também

Um desses riscos se trata da teníase, uma doença grave causada por parasitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geralmente a mesma é transmitida pelo consumo de carne contaminada com cisticercos (larvas do verme).

Fora isso, ainda existem riscos dessas mesmas bactérias atingirem nosso sistema nervoso e causar até mesmo uma cegueira se estiver associada neurocisticercose*

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

(*Quando ocorre o acometimento do sistema nervoso central)

Não é a toa que órgãos regulamentadores, como a ANVISA, de forma frequente e incessante, inspecionam minuciosamente alimentos diversos, principalmente esse tipo de produto comercializado diariamente em supermercados e açougues.

Eles analisam marca por marca, e lote por lote, afim de combater qualquer risco que possa causar danos maiores a população.

Falando nisso 3 marcas de carne, rivais da Sadia nas prateleiras dos mercados, enfrentaram esse tipo de proibição e tiveram alguns lotes retirados às pressas por justamente apresentar esses riscos.

1-BF Meat- Bactéria fatal

Em 9 de março de 2022, a ANVISA determinou a proibição de um lote da marca BF Meat, mais precisamente da Carne Resfriada de Bovino sem OssoFilet Mignon 34.

O processo foi feito pela empresa de forma voluntária por meio da Resolução RE nº 721, devidamente publicada no Diário Oficial da União.

O produto é de responsabilidade da empresa Berfrigo Alimentos, e a validade do lote atingido possuía validade até 28/3/2022.

Decreto  da ANVISA contra a BF Meat (Foto Reprodução/Vigilância Sanitária)
Decreto da ANVISA contra a BF Meat (Foto Reprodução/Vigilância Sanitária)

A situação ocorreu após constatarem a presença de Salmonella na composição.

A Salmonella é considerada uma bactéria fatal pois em casos mais graves ela tende a causar a desidratação profunda, que como mencionamos acima, pode levar o consumidor à óbito.

Esse fato atingiu SOMENTE o lote mencionado acima, sendo assim, os demais produtos da marca continuam sendo comercializado normalmente.

Inclusive, ao procurar pelo site oficial da marca deu para constatar que a marca está em busca de inovação.

Fora isso as suas redes sociais oficiais contam com 2021 seguidores aonde a mesma posta diariamente novidades da marca, como podem ver na imagem abaixo:

Perfil oficial da BF Meat nas redes sociais (Foto Reprodução/Instagram)

Ao procurar declarações ou notas oficiais da empresa comentando o ocorrido, as mesmas não foram encontradas.

Lembrando que o espaço permanece aberto para que a mesma exponha sua versão dos fatos.

Importância da BF Meat:

Desde sua fundação, a BF Meat tem sido pioneira na indústria de processamento de carnes bovinas, construindo uma reputação sólida baseada em excelência e qualidade.

Ao longo dos anos, a empresa cresceu de maneira constante, mantendo sempre um compromisso inabalável com a qualidade em cada etapa do processo.

2-Rei das Carnes- Informações incoerentes

Já no dia 22 de agosto de 2023, a ANVISA através da RESOLUÇÃO-RE Nº 3.136, publicada no Diário Oficial da União, proibiu a venda dos Produtos Cárneos Congelados da marca Rei das Carnes Gourmet.

De acordo com a resolução mencionada, a medida afetou TODOS os lotes, cujos quais foram fabricados pela empresa Cooperativa Pecuária Holambra; Supermercado Rei das Carnes Ltda, de CNPJ desconhecido.

A medida foi motivada considerando uma denúncia da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental, do Estado de Minas Gerais, por conta das informações constantes na rotulagem de produtos cárneos congelado estarem incoerentes.

Decreto  da ANVISA contra o Rei das Carnes Gourmet  (Foto Reprodução/Vigilância Sanitária)
Decreto da ANVISA contra o Rei das Carnes Gourmet (Foto Reprodução/Vigilância Sanitária)

Fora isso, havia indícios que o estabelecimento responsável não se encontrava devidamente regularizado para a fabricação e comercialização desses produtos, e as condições higiênico-sanitárias também eram uma incógnita.

Um produto do gênero que não possui informações coerentes ou origem conhecida podem ser classificados como clandestinos.

O que representa uma falta de garantias quanto às condições higiênico-sanitárias em que esses produtos foram fabricados.

Ao procurar a situação atual da empresa, bem como manifestações a respeito do ocorrido, não foram encontradas nenhuma informação correspondente.

Lembrando que o espaço permanece sempre aberto para que as empresas possam expor a versão dos fatos.

3- Best Beef

Para finalizar, no dia 02 de junho de 2023, a ANVISA decretou a proibição da famosa Best Beef após constatar sérios riscos de contaminação por salmonela.

A RESOLUÇÃO-RE Nº 2.000, DE 2 DE JUNHO DE 2023, foi publicada no Diário Oficial da União, aonde deixou expressamente proibida a distribuição, comercialização e consumo de um lote do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso, da marca Best Beef*.

O lote afetado tinha como data de fabricação: 06/05/2023 cuja validade correspondia a: 03/09/2023.

(*Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA, CNPJ nº 88.728.027/0001-46)

Fora isso, o recolhimento do produto foi feito de forma voluntária, o que significa que o processo de retirada é iniciado pela empresa responsável pelo produto, após identificar uma situação de risco sanitário

Aviso de Risco emitido pela Anvisa e publicado no DOU (Foto Reprodução/Prefeitura de Florianópolis)
Aviso de Risco emitido pela Anvisa e publicado no DOU (Foto Reprodução/Prefeitura de Florianópolis)

A proibição afetou SOMENTE os lotes mencionados e a marca continua ativa no mercado.

Suas redes oficiais contam com 38 mil seguidores, e através dela a marca costuma postar as últimas novidades do mercado.

Inclusive, apesar de não encontrarmos nenhuma manifestação por parte da empresa a respeito do ocorrido, uma das suas publicações deixa claro que a marca se preocupa com a qualidade do produto e se compromete a servir sempre o melhor para a mesa dos brasileiros.

Como podem ver na imagem abaixo:

Best Beef se compromete e garante a qualidade dos seus produtos (Foto Reprodução/Instagram)
Best Beef se compromete e garante a qualidade dos seus produtos (Foto Reprodução/Instagram)

Qual a importância da marca Best Beef do Frigorífico Silva?

De acordo com o portal GZH, a história do Frigorifico Silva começou com Ivon Silva, em Rio Grande em 1972, que inclusive seguiu os passos do pai, que também era açougueiro.

Em 1983, foi comprada a unidade industrial do Frigorífico Frisama, em Santa Maria, que faliu antes de operar a nova fábrica. Desde a década de 80.

A Best Beef está atuante no mercado desde a década de 90 pelo Frigorífico Silva (Foto Reprodução/Internet)
A Best Beef atua no mercado desde a década de 90 pelo Frigorífico Silva (Foto Reprodução/Internet)

Foi na década de 90 que o frigorífico implantou a marca  Best Beef e nos anos 2000, a grande sacada foi a certificação da carne hereford.

Em 2013 a Best Beef já estava atuante em 70 países, a maioria da África, da Ásia e do Oriente Médio, tendo como orgulho da marca, poder fornecer 75 toneladas por semana a um grande produtor de carne: o Uruguai.

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

Anvisa
Best Beef
BF Meat
Carne
Rei das Carnes
Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.