Celebridades Fátima Bernardes

Fátima Bernardes constrói fenomenal carreira no jornalismo, encara desafios e se torna uma icônica apresentadora

Conheça mais sobre a grandiosa carreira de Fátima Bernardes (Foto: Montagem TV Foco)
Conheça mais sobre a grandiosa carreira de Fátima Bernardes (Foto: Montagem TV Foco)

A apresentadora é sem dúvidas uma das maiores profissionais de toda a Rede Globo e é lembrada por suas inúmeras contribuições no jornalismo da emissora

Fátima Bernardes, apesar de ser hoje uma das maiores comunicadoras da atualidade, sendo lembrada por seu massivo trabalho no jornal nacional e agora excelência ao comandar seu próprio programa, teve que lutar muito para chegar onde está, tendo uma carreira consolidada.

Nascida e criada no bairro do Méier, subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, a apresentadora sempre teve um apresso muito grande pelo balé. Iniciou ainda aos sete anos e se tornou bailarina profissional na adolescência e inicio da vida adulta.

Durante toda sua vida acadêmica, Fátima Bernardes estudou no disputado e renomado Colégio Pedro II, considerado um dos melhores ensinos de todo o país. Sendo o terceiro mais antigo do Brasil em funcionamento, ele já formou grandes profissionais.

Apesar de ter conseguido frutos promissores na dança, ela resolveu largar tudo e estudar para se tornar uma profissional. Foi aprovada em jornalismo e se formou como uma das mais promissoras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ana Paula Renault é abandonada por marido que vai embora, bloqueia no WhatsApp e afirma: ‘Não te amo mais’

INICIO DA CARREIRA

Com o sonho de se tornar uma grande crítica de dança, Fátima Bernardes iniciou seus trabalhos na profissão já no Jornal O Globo, sendo repórter em um caderno regional. Seu grande primeiro passo foi bastante utilizado por ela, que conseguiu aprender mais do que o necessário.

Já em 1987, aos 25 anos, entrou para a Rede Globo de televisão, após ter sido aprovada em um concurso feito pela emissora, que buscava descobrir novos talentos. Meses após entrar na renomada emissora, a apresentadora ganhou o merecido destaque.

A carioca se tornou apresentadora do ‘RJTV’, mas o jornalístico acabou se tornando pequeno para o tamanho de seu talento. Com muito profissionalismo e dedicação, ela cativou tanto o público quanto os diretores do canal, ganhando destaque no ‘Jornal da Globo’.

A jornalista no início de sua carreira (Foto: reprodução/Globo)
A jornalista no início de sua carreira (Foto: reprodução/Globo)

Já com maiores responsabilidades devido ao tamanho da atração, Fátima Bernardes estreou dividindo a bancada com Eliakim Araújo. Meses depois, teve sua primeira experiência ao lado de William Bonner, que viria a ser seu grande parceiro no jornalismo.

Tempos depois, experimentando novos caminhos, a apresentadora foi escalada para comandar a revista eletrônica mais famosa da emissora, o ‘Fantástico’. Ao lado de Celso Freitas e Sandra Annenberg, ela pode se mostrar mais leve e descontraída, devido ao padrão do programa.

Ex-BBB Clara, após revelar ganhar dinheiro mostrando o corpo, expõe clientes para Bial: “Me ver dormindo” 

Fátima Bernardes também conta com experiência na apresentação do tradicional ‘Jornal Hoje’, além de ter tido uma segunda passagem pelo ‘Fantástico’, fazendo dupla com o jornalista Pedro Bial em 1997, antes do mesmo ter sido eternizado na apresentação do BBB.

Fátima Bernardes no 'Fantástico' (Foto: reprodução)
Fátima Bernardes no ‘Fantástico’ (Foto: reprodução/Globo)

CONSOLIDAÇÃO, PRÊMIOS E DESTAQUE

Em março de 1998, a apresentadora se consolidou como uma das maiores jornalistas de todo o território nacional, ao se tornar âncora e apresentar diariamente, ao lado de William Bonner, o tradicional ‘Jornal Nacional’, maior jornalístico do país.

Nele, ela ganhou grande destaque, não só por sua excelente apresentação ou forma de se portar, mas também por seu magnífico trabalho feito em reportagens especiais e coberturas. Como enviada especial em edições da Copa do Mundo, a carioca ficou eternizada.

Apesar de ter um grade destaque no jornalístico e estar com uma carreira estável, dando inveja a centenas de profissionais, tanto na própria Rede Globo quanto em outras emissoras, Fátima Bernardes decidiu ousar e pegou a todos de surpresa.

Em 1° de dezembro de 2011, por meio de uma coletiva de imprensa, a Rede Globo anunciou a saída da apresentadora do JN, já que ela se dedicaria a um programa próprio na grade matinal da emissora.

Com vista fenomenal, academia, pista de stake e enorme piscina: Conheça a incrível mansão de Murilo Benício

A jornalista no 'Jornal Nacional' (Foto: reprodução/Globo)
A jornalista no ‘Jornal Nacional’ (Foto: reprodução/Globo)

Estreando no final do primeiro semestre do ano seguinte, o ‘Encontro com Fátima Bernardes’  mescla jornalismo, prestação de serviços e entretenimento, de uma forma leve e dinâmica, além de conter uma platéia para opinar em assuntos tratados diariamente.

Agora liberada para fazer campanhas publicitárias, por não fazer mais parte do núcleo de jornalismo da emissora, a apresentadora assinou seu primeiro contrato milionário, embolsando incríveis R$ 5 milhões para dar visibilidade à marca Seara.

No ar com seu próprio programa desde então, a profissional ainda participou de algumas novelas da Rede Globo como ela própria, mostrando que também tinha inúmeros talentos guardados, como o de atriz.

Também é destaque nos carnavais como comentarista, sendo requisitada na emissora ano após anos. Ao todo, possui nove prêmios, entre eles os de melhor jornalista e melhor apresentadora. No ‘Melhores do Ano’, ela é recordista em uma das categorias.

Em suma, Fátima Bernardes é uma das maiores profissionais da atualidade no país. Consegue entregar com maestria tudo que se propõe a fazer, mostrando que com talento e dedicação, uma carreira estável é firmada e eternizada, seja no jornalismo ou entretenimento.

A apresentadora comanda o 'Encontro com Fátima Bernardes' (Foto: reprodução/Globo)
A apresentadora comanda o ‘Encontro com Fátima Bernardes’ (Foto: reprodução/Globo)

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Gabriel Motta

Estudante de Publicidade e Propaganda, amante de cultura pop, reality shows, séries e música.