Fechamento no RS e venda em Porto Alegre: Rede de supermercados nº1 decreta 2 sentenças em 2025

Rede gigante de supermercado crava duas sentenças agora em 2025, anunciando fechamento e venda em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
O ano de 2025 marcou um capítulo definitivo para a rede de supermercados Nacional, que vinha sendo alvo de especulações e estratégias de reestruturação desde que foi adquirida pelo Carrefour, em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘GZH’, depois de tentativas frustradas de venda de parte das lojas, o grupo decretou duas decisões importantes:
- o fechamento de unidades em diversas cidades do Rio Grande do Sul; e
- a continuidade do processo de venda de ativos em Porto Alegre.
As medidas simbolizam uma reconfiguração do setor varejista no estado, além disso, marca o fim de uma era para a bandeira que já foi uma das mais reconhecidas no mercado gaúcho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fechamento e venda
De acordo com o Grupo Carrefour Brasil, o plano era vender 47 lojas do Nacional, com o objetivo de levantar cerca de R$ 400 milhões. No entanto, nem todas as unidades despertaram o interesse do mercado.
Diante disso, a companhia deu início a uma nova fase de fechamento, afetando diretamente cidades como Tramandaí, Torres, Novo Hamburgo, Gravataí, Canoas, Pelotas, Guaíba, São Gabriel, entre outras.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Somente em Porto Alegre, sete lojas do Nacional terão as portas encerradas. Das 47 unidades colocadas à venda, 39 estão situadas no Rio Grande do Sul.
O encerramento definitivo da bandeira Nacional faz parte da estratégia do grupo para concentrar esforços nas marcas que considera mais rentáveis e com maior projeção:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Hipermercados Carrefour,
- Atacadão,
- Sam’s Club e
- Carrefour Bairro.

Ademais, em paralelo, o grupo também tenta repassar o hipermercado BIG, em Porto Alegre, que se encontra fechado há mais de um ano.
O movimento destaca uma transformação profunda no cenário varejista gaúcho, com impactos diretos no consumo, no mercado de trabalho e na dinâmica econômica de diversas regiões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
- Em suma, em 2025, o Grupo Carrefour Brasil decretou o fim da bandeira Nacional no Rio Grande do Sul, após tentativas frustradas de vender 47 lojas, das quais 39 estão no estado.
- A medida faz parte da estratégia de concentrar esforços em marcas mais lucrativas, como Carrefour, Atacadão, Sam’s Club e Carrefour Bairro.
- Por fim, vale destacar que, a decisão marca uma mudança significativa no varejo gaúcho, com impacto direto no mercado de trabalho e na economia local.
Qual a maior varejista do Brasil?
O Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Cielo, trouxe uma lista com as 10 gigantes do setor:
- 1) Carrefour: faturamento de 115,4 bilhões de reais
- 2) Assaí: faturamento de 72,8 bilhões de reais
- 3) Magazine Luiza: faturamento de 45,6 bilhões de reais
- 4) Grupo Casas Bahia: faturamento de 36,9 bilhões de reais
- 5) Raia Drogasil: faturamento de 36,3 bilhões de reais
- 6) Grupo Boticário: faturamento de 30,8 bilhões de reais
- 7) Grupo Mateus: faturamento de 25,3 bilhões de reais
- 8) GPA Alimentar: faturamento de 20,6 bilhões de reais
- 9) Natura&CO: faturamento de 18,7 bilhões de reais
- 10) Americanas: faturamento de 17,4 bilhões de reais
Por fim, confira mais notícias sobre atualidades clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.