Mais destaques

Fernanda Montenegro comenta exposição com homem nu: “Tudo é cultura”

Mercedes (Fernanda Montenegro) em 'Outro Lado do Paraíso' (Foto: Globo/Raquel Cunha)
Mercedes (Fernanda Montenegro) em ‘Outro Lado do Paraíso’
(Foto: Globo/Raquel Cunha)

A atriz Fernanda Montenegro, conhecida por ser um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, se posicionou contra as críticas recebidas pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Grande parcela da população protestou em redes sociais contra uma criança tocando um homem nu durante exposição na instituição.

Em vídeo que circula nas redes sociais, a atriz defendeu a performance como arte, e também clamou para que os políticos honestos do Brasil “se posicionem” a favor da liberdade da realização da performance, e que “saiam desse silêncio acovardado”.

No final de seu discurso, Fernanda  opinou que o que nós necessitamos mesmo é de educação com cultura, e cultura com educação e liberdade”, e que não existe nação sem liberdade.

+Artistas da Globo se irritam com senhora da plateia do “Encontro” e ficam em saia justa ao vivo

Leia o texto na íntegra ou, se preferir, assista o vídeo com a fala da atriz Fernanda Montenegro:

“Tudo é cultura, inclusive a cultura de repressão. Mas só há uma cultura que constrói um país: é a cultura da liberdade. A cultura liberta, cria a alma de uma nação. Nessa nossa luta de sobrevivência cultural, peço então aos poucos e honestos políticos que ainda existem lá em Brasília, ou no Brasil, que se posicionem. Saiam, por favor, desse silêncio acovardado. Porque, do contrário, nem a pele desses políticos, dos que ainda poderão estar do nosso lado pela liberdade dentro do nosso país… nem a pele de vocês, viu, políticos em silêncio, nem a pele de vocês vai se salvar. Venham. Venham conosco e vamos gritar, lutar para que a coisa não piore e se transforme num inferno para a nossa sobrevivência como brasileiros. No fundo, o que nós necessitamos mesmo é de educação com cultura, e cultura com educação e liberdade. Não existe nação sem liberdade”.

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Fernando Lopes

Escreve sobre televisão desde 2013.