Celebridades Mais destaques Outro Lado do Paraíso

Fernanda Montenegro regrava cenas de O Outro Lado do Paraíso várias vezes: “é um desespero”

Fernanda Montenegro (Mercedes) e Bianca Bin (Clara) em O Outro Lado do Paraíso (Foto: Globo/Raquel Cunha)
Fernanda Montenegro (Mercedes) e Bianca Bin (Clara) em O Outro Lado do Paraíso
(Foto: Globo/Raquel Cunha)

Uma das grandes damas da dramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro, encerra em grande estilo a temporada 2017 do Conversa com Bial. Nesta sexta-feira, dia 15, a atriz não apenas fala sobre a carreira e o momento cultural e político do país. Aos 88 anos, ela encanta ao soltar a voz ao lado do violonista baiano Cézar Mendes, autor de canções interpretadas por grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Djavan e Marisa Monte.

Durante o papo com Pedro Bial, Fernanda Montenegro revê cenas de sua atuação como a mística Mercedes, em O Outro Lado do Paraíso. Ela comemora o fato de estar trabalhando ao lado de outros veteranos, como Laura Cardoso e Lima Duarte. “Eu amo. Procurei colocar nessa mulher a carga que eu jogaria em uma bruxa shakespeariana. É uma ambição imensa, peço perdão a Deus e a Shakespeare, mas o material de Walcyr Carrasco me faz ter coragem de me jogar dentro dessa transcendência do além, do imaginário”.

Para chegar à atuação ideal, Fernanda admite a fama de refazer a mesma cena diversas vezes. “É um desespero. Sempre tem uma coisa que acho que podemos fazer de novo. Às vezes, no extremo cansaço, brota uma coisa, aí vejo um lado da encenação que ainda não tinha visto”.

+ Globo não ajusta e Justiça aumenta veto de O Outro Lado do Paraíso por conter estupro e prostituição

Fernanda Montenegro é entrevistada por Pedro Bial (Foto: Globo/Rogério Fernandes)
Fernanda Montenegro é entrevistada por Pedro Bial
(Foto: Globo/Rogério Fernandes)

A atriz ainda se emocionou ao rever uma entrevista que concedeu em 1968, durante uma greve de artistas contra a censura. Ela continua engajada em campanhas pela liberdade artística e pelo fortalecimento da cultura brasileira.

A amizade entre Fernanda e Cézar Mendes surgiu a partir de um convite de Fernanda Torres, filha da atriz. “Ela me chamou para ir ao sítio e disse que a mãe estaria lá. Começamos a tocar violão, cantar, e ficamos amigos. Algumas pessoas, quando cantam, parecem estar lendo uma bula de remédio, não passam sentimento. Com a Fernanda é diferente”, conta Cézar. Fernanda gravou uma música para o disco do artista, “Depois enfim”, com lançamento previsto para janeiro.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Vitor