Colunas Destaque Fez História TV Foco

Fez História: “A Diarista”

Claúdia Rodrigues foi a protagonista da série "A Diarista" (Foto: Divulgação)
Claúdia Rodrigues foi a protagonista da série “A Diarista” (Foto: Divulgação)

O início

Como um especial de fim de ano, o piloto de “A Diarista” foi ao ar em 21 de dezembro de 2003, sob a autoria de Gloria Perez e direção José Alvarenga Júnior na Rede Globo. Devido ao grande sucesso em audiência, Cláudia Rodrigues foi convidada por Lúcio Mauro para interpretar Marinete no ano seguinte.

Em formato de série, no dia 13 de abril de 2004, o programa entrou na grade da emissora e permaneceu por mais de três anos. A audiência beirava os 30 pontos mesmo começando por volta das 22h30.

Era um seriado de humor muito divertido, trazendo também emoção. A cada episódio era exibido uma aventura diferente de Marinete e sua turma, prendendo a atenção do telespectador.

Foram produzidas quatro temporadas, todas contando como protagonista a comediante Cláudia Rodrigues, apresentando Dira Paes, Helena Fernandes, Cláudia Mello e Sérgio Loroza como os co-protagonistas.

Principais personagens 

Marinete e Solineuza se metiam em várias confusões (Foto: Divulgação)
Marinete e Solineuza se metiam em várias confusões (Foto: Divulgação)

Nascida no Nordeste, Marinete veio tentar a vida no Rio de Janeiro e, por isso, faz faxina a cada dia em uma residência diferente.  Em suas diárias ela conhece vários tipos de patrões – malucos ou avarentos, na maioria.  Entre eles estão alguns famosos, tais como: Fábio Jr., Vladimir Brichta, Sandy, Latino, Sidney Magal e Rita Cadillac.

Além de barraqueira, não dispensa três coisas: forró, cerveja gelada e churrasco. Mas ela também se destaca na cozinha, já que venceu em primeiro lugar um concurso de receitas do programa da Ana Maria Braga.

A atriz Dira Paes interpreta a Solineuza, inseparável amiga da protagonista. Uma das pérolas de Solineuza é: “Eu posso até ser burra, mas não sou jumenta”.

A dupla se envolve em muitas trapalhadas. Marinete vive implicando com a pouca inteligência da melhor amiga, característica que rendeu o apelido de Pôia. No entanto, quando pensou que a Solineuza tinha morrido, ficou muito triste e chorou bastante.

Ipanema, vivida por Helena Fernandes, também é uma grande amiga de Marinete. Ela ganha a vida como bombeira e é dona de uma loja de serviços mecânicos. Dalila (Claudia Mello) é a vizinha da Nete e adora comer quando visita o apartamento da diarista.

globo__padr_o foto7__gallefull.jpg
Figueirinha vive tentando se dar bem (Foto: Divulgação)

Figueirinha, personagem de Sergio Loroza, é o dono da agência “Dia a Dia Diaristas”, sendo o responsável pelas enrascadas de Marinete.  Os salários estão sempre atrasados, pois ele só gasta a grana quando é para impressionar uma mulher.

Como estamos em clima de Copa, vamos matar a saudade da série com o episódio “Aquele da Copa”, que contou com a participação de Antonio Grassi, Rosi Campos e Mateus Solano.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=x85q-38XIho[/youtube]

O fim

No fim de 2007, a cúpula da Globo decidiu tirar do ar o seriado “A Diarista”, alegando “desgaste” em seu elenco. Entretanto, em dezembro de 2009 começaram as gravações para a quinta temporada que foi interrompida devido a problemas de saúde com Cláudia Rodrigues e, por isso, a série nunca mais voltou a ser produzida.

Oficialmente, “A Diarista” saiu do ar porque a Globo decidiu adotar temporadas mais curtas para seus seriados. Porém, nos bastidores, o motivo da suspensão são as brigas entre a Claudia Rodrigues e Dira Paes que negaram os desentendimentos.

A série, apesar de ter caído na audiência, era o produto mais visto da segunda linha de shows, que em 2007 era composta pelo “Sob Nova Direção”, “Minha Nada Mole Vida” e “Linha Direta”.

A partir de 06 de maio de 2014, o a atração passou a ser reexibido pelo Canal Viva, novamente toda terça-feira, agora, às 22h, com reexibição às sextas às 21h15 e domingos, às 22h45.

Em razão disso, Cláudia Rodrigues espera que a reprise da série sirva de incentivo para que ela seja chamada para reviver Marinete, pois ela já está curada . Você gostaria que “A Diarista” voltasse a ser produzida?

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;