Celebridades Colunas Fez História Silvio Santos

Fez História: O Dia em que Silvio Santos entrou na Casa dos Artistas para ver de perto sua “obra prima”

A Casa dos Artistas foi sucesso em 2001 no SBT. (Foto: Divulgação)
A Casa dos Artistas foi sucesso em 2001 no SBT. (Foto: Divulgação)

Em outubro de 2001, o mestre Silvio Santos ficou encantado com uma descoberta que arrebatou a audiência do SBT: Casa dos Artistas e fez a emissora ganhar do Fantástico e da novela O Clone da Globo

Se você achou curioso o fato de Boninho ter entrado na Casa de Vidro Big Brother Brasil, para dar dicas aos futuros confinados, talvez você nem imagina, mas Silvio Santos chegou a fazer a mesma coisa há dezenove anos. Foram poucas semanas após a estreia da Casa dos Artistas do SBT que aconteceu em outubro de 2001.

O projeto Casa dos Artistas era tão inovador e secreto que ninguém sabia direito como iria funcionar. O elenco da primeira temporada foi fechado dois dias antes do programa estrear e o próprio Silvio Santos fechou a lista dos confinados entre eles: Supla, Alexandre Frota, Mateus Carrieri, Núbia Oliiver, Meri Alexandre, Nana Gouvêia e a grande vencedora Bárbara Paz, que levou para casa R$300 Mil.

Como foi primeiro reality show do Brasil, o público ficou encantado ao ver os “famosos” confinados participando de festas e tendo que votar uns nos outros. As provas internas não eram tão elaboradas como as do Big Brother e os conflitos saíam das divergências da convivência entre eles.

O cenário escolhido foi uma mansão localizada no Morumbi, vizinha a casa de Silvio Santos. O lugar virou praticamente um ponto turístico e todos queriam passar em frente ao local para tentar ver algum famoso, o que acabou gerando problemas na vizinhança. A solução encontrada para as outras temporadas foi construir uma casa dentro do complexo dos estúdios do SBT na Anhanguera.

Silvio Santos chorou

Para o programa funcionar, Silvio Santos teve que intervir em alguns momentos, “mexendo seus pauzinhos” como só o dono do SBT sabe fazer. Em determinado momento, por exemplo, Alexandre Frota chegou a pular o muro da mansão, mas foi convencido pelo próprio Silvio a retornar para a casa, ele era praticamente o “vilão” do reality.

Devido a problemas judiciais com a Edemol, produtora que detém os direitos do Big Brother, Casa dos Artistas chegou a ficar um dia fora do ar, mas conseguiu uma liminar e o programa voltou ao SBT com mais força ainda.

O último episódio, exibido em 16 de dezembro chegou a bater 55 pontos de audiência para o SBT, e Silvio Santos chegou ir às lágrimas. “Silvio Santos ficou muito emocionado, chegamos a vê-lo chorar de emoção. Saiu lágrimas dos olhos dele”, relembra Patrícia Coelho.

“Ele falou: ‘O que aconteceu hoje nunca mais vai acontecer’. Sensação dele de que aquilo era um ápice. O choro da Bárbara foi muito impactante, tanto que ele se encantou por ela, chamou para ser protagonista de duas novelas. Ficou muito impressionado. Ele falava: ‘Isso é muito mais emocionante do que uma novela’” recorda o diretor da Casa dos Artístas, Carelli.

O SBT ainda realizou mais algumas edições do Casa dos Artistas mas sem o mesmo sucesso que o primeiro.

"Casa dos Artistas" marcou o início dos realities de confinamento no Brasil.Foto Reprodução.
“Casa dos Artistas” marcou o início dos realities de confinamento no Brasil.Foto Reprodução.

Barracos, traição e muita fofoca ao vivo no canal do TV FOCO no YOUTUBE. INSCREVA-SE

TV Foco no Youtube

Sobre o autor

Mozuka Braga

Formado em Publicidade, Rádio e TV e Teatro é um apaixonado pelo mundo do entretenimento, principalmente séries e novelas. Em 2016 também concluiu sua pós em Produção Executiva e Gestão de TV pela FMU.