Colunas Fez História TV Foco

Fez História: “Programa Livre”

Cenário do "Programa Livre" (Foto: Divulgação)
Cenário do “Programa Livre” (Foto: Divulgação)

O início

Há quase 23 anos estreava um programa no SBT que é lembrado até hoje. Trata-se do “Programa Livre” apresentado por Serginho Groisman nos finais de tarde. A estreia ocorreu em 19 de agosto de 1991, sendo um dos 10 presentes da emissora para comemorar os 10 anos de inauguração.

O Programa

Tinha uma plateia composta por jovens, quase sempre estudantes. Além disso, no palco eram realizadas entrevistas com os políticos, especialistas em questões ligadas aos jovens, personalidades internacionais e ainda contava com shows, quadros humorísticos e gincanas.

O apresentador Serginho Groisman ficou quase 10 anos no SBT (Foto: Divulgação)
O apresentador Serginho Groisman ficou quase 10 anos no SBT (Foto: Divulgação)

A atração teve muitos quadros famosos, como o “Beijo, Abraço ou Aperto de Mão”. Nesse momento, alguns casais escolhidos conversavam durante o programa todo. No fim, deveriam escolher entre uma das 3 opções apresentadas.

Um quadro que também deu muitos frutos foi o de imitações. As pessoas imitavam atores, atrizes e outras celebridades e causavam muitas gargalhadas no público.

Entre os grandes nomes internacionais que passaram por lá, estão Sandra Bullock, Chris O´Donnell, Christopher Lambert, Thalía, Shakira, Rick Martin, Bon Jovi, Kiss, Jamiroquai, Magic Johnson, entre outros. Também foram grandes convidados nacionais, como Bussunda, Dráuzio Varella, Regina Duarte, Mamonas Assassinas, Roberta Close e Regina Casé.

A cantora Shakira também já foi uma das convidadas (Foto: Divulgação)
A cantora Shakira também já foi uma das convidadas (Foto: Divulgação)

Outros momentos inesquecível foi quando o programa foi gravado direto do presídio Carandiru. Nesse dia, os presos foram a platéia e também os entrevistados do programa, que contou com um debate marcante entre eles.

Em agosto de 2011, o “Festival 30 anos SBT” selecionou alguns dos melhores momentos do “Programa Livre”. Reveja no vídeo abaixo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=asSU4Q1sgdg[/youtube]

Reformulação

Em 1999, Serginho deixou o SBT e foi para a Rede Globo para uma atração semelhante: o “Altas Horas”. Com isso, o programa passou a ser comando cada dia por um apresentador diferente: Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt, Lu Barsotti, Christina Rocha e Otávio Mesquita.

Nessa época, saíram os políticos, a formalidade, a MPB e o rock, que deram vez ao pagode, ao axé, à Tiazinha. Essa mudança radical alavancou a audiência. Os índices habituais passaram dos 5 pontos para 7 pontos.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Vildomar Batista, diretor da atração, falou sobre as mudanças: “Com o Serginho, sempre perdíamos para o “Note & Anote”, da Record. Agora, não. Agregamos um novo público: as donas de casa estão gostando de ver o “Programa Livre”. Recebemos cartas dizendo que antes o programa era chato e atualmente está mais interessante”.

No entanto, a reformulação não agradou à todos. Muitos jovens daquela época disseram que perderam a voz no programa, por ter se tornado popular demais em busca de manter a audiência.

O fim

A partir do início de 2000, o programa passou a ser comandado pela apresentadora e atriz Babi Xavier,  sendo exibido meia-noite e meia. Ainda com Babi, em setembro de 2001, o programa chegou a ser transferido para os sábados à tarde, no Sábado Bom, permanecendo até dezembro do mesmo ano, quando saiu definitivamente do ar.

Tentativa de volta

Em Janeiro de 2012, chegou a ser noticiado que Alexandre Frota, na época diretor de novos projetos do SBT, iria trazer de volta o “Programa Livre”, André Vasco com um dos cotados para ser o apresentador. Porém a volta não aconteceu e o André Vasco  foi para a Band em 2013.

Você gostaria que o “Programa Livre” voltasse a ser produzido? Deixe o seu comentário.

TV Foco no Youtube

Podcast TV Foco

Sobre o autor

Hudson William

Por dentro dos assuntos sobre televisão desde 2008. A partir de 2012, passou a colaborar para o TV Foco com responsabilidade e credibilidade aos leitores.

ANÚNCIO

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIO