SAIBA TUDO!

Saque no FGTS, presentões no Seguro-Desemprego e PIS/Pasep: Confira o aumento e +2 viradas para salvar CLTs

FGTS, Salário Mínimo, PIS/Pasep, Seguro-Desemprego, CLT

Entenda agenda de pagamentos (foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este ano, o salário mínimo ganhou um novo aumento e, além da base trabalhista, existem outros pagamentos já programados

Antes da virada para 2025, o presidente Lula definiu oficialmente a nova base salarial, fixada em R$ 1.518 pela lei. O valor entra em vigor já em janeiro, mas, além dos ganhos mensais, há ainda uma lista de benefícios agendados para este início de ano, incluindo o FGTS.

Para quem não sabe, ainda é possível acessar o saque-aniversário do Fundo de Garantia este mês, mesmo para quem passou pela data no ano passado. Segundo a regra, o calendário se estende por 3 meses. Ou seja, aos nascidos em novembro, o acesso fica disponível até 31 de janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já para quem é de dezembro, a programação segue até fevereiro. Hoje, o FGTS funciona como uma conta poupança criada pelas empresas para proteger os funcionários nos casos de demissão sem justa causa. Então, quanto mais tempo de trabalho, maior a quantia acumulada.

Trabalhador tem direito ao FGTS, mas somente no casos de demissão sem justa causa (Foto: Divulgação)

Afinal, Seguro-Desemprego e PIS/Pasep ganharam aumento?

Sim! Surgem ainda outras mudanças e valores adicionais este ano. Com o aumento do salário mínimo, outros benefícios também foram reajustados. Entre eles, o Seguro-Desemprego, pago em 5 parcelas aos trabalhadores que foram demitidos. O valor disponibilizado segue o orçamento da nova base salarial.

O Pis/Pasep também terá um novo valor, dividido nas duas categorias. O Programa de Integração Social, PIS, vale aos profissionais de empresas privadas, pago na Caixa Econômica. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, Pasep, para os servidores públicos, cai na conta do Banco do Brasil.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após novo aumento do salário mínimo, outros benefícios também foram reajustados (Foto: Divulgação)

O que mais aumenta:

Contudo, o FGTS pode ter saque até 3 meses depois do aniversário do trabalhador CLT (Foto: Divulgação)

Conclusão

No caso do FGTS, para saber quanto tem disponível, segundo a Caixa Econômica Federal, é preciso baixar o aplicativo do benefício para fazer a consulta. Se houver algum dinheiro a ser liberado, o usuário deve indicar uma conta de sua própria titularidade, de qualquer banco, para ter acesso à quantia.

+ Aliás, veja ainda outras notícias sobre benefícios, pagamentos e ações sociais da CLT no Brasil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile