Figurinista que acusou José Mayer, afirma que “desculpa” do ator não colou e choca ao revelar o porquê não foi a justiça

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

15/08/2018 15h34

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
José Mayer se envolveu em polêmica com figurinista (Foto: Reprodução)
Su Tonani abriu o jogo pela primeira vez sobre denúncia de acusação de assédio contra José Mayer (Foto reprodução)

Su Tonani abriu o jogo pela primeira vez sobre denúncia de acusação de assédio contra José Mayer (Foto reprodução)

Su Tonani, figurinista que acusou José Mayer de assédio e não foi até o final na justiça, compareceu nesta terça-feira (14) em uma palestra especial sobre a Mulher e o Trabalho na OAB-RJ. Segundo o A Tarde é Sua de Sonia Abrão, a figurinista que ficou nacionalmente conhecida por conta das acusações contra o ator, falou sobre o episódio, mas sem citar o nome de José Mayer. Su Tonani usou o termo “assediador” para se referir ao ator no episódio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No evento especial que ocorreu no Rio de Janeiro, jornalistas estavam presentes e quiseram saber a grande questão: “Afinal por que Su Tonani não levou a denúncia até a esfera da justiça” como se imaginava.

Em sua fala, Su Tonani falou sobre o episódio envolvendo José Mayer sem citar o ator, mas reiterou que a velha desculpa que foi criado em uma sociedade machista não cola. Na verdade, a ex figurinista da TV Globo se referia a fala de José Mayer, que logo após toda a polêmica vir à tona escreveu uma carta na época onde se desculpava e afirmava ter crescido em uma sociedade diferente:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Segundo Sol: Laureta se desespera ao descobrir quem mandou matar Remy

“Venho para representar não só uma história de assédio, que ocorreu e se tornou pública, mas também para lembrar que fui extremamente abraçada por um grupo de mulheres e foi isso que tornou o meu relato conhecida. .Essa solidariedade, que torna tudo isso, um lugar para discutir. A desculpa que eu fui criado por uma sociedade machista, desculpa gente. Não dá mais para ter essa desculpa

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“Eu vivi uma história de assédio que foi para a mídia, depois foi para várias instâncias de uma empresa, porque infelizmente as empresas não estão preparada para lidar com assédio, não existe um protocolo”

Su Tonani abriu o jogo pela primeira vez sobre denúncia de acusação de assédio contra José Mayer (Foto reprodução)

Su Tonani abriu o jogo pela primeira vez sobre denúncia de acusação de assédio contra José Mayer (Foto reprodução)

“O cara sabe o que está fazendo quando ele elogia sua bunda, fala do seu decote, nós estamos aqui, temos que ter voz. Não importa quem seja, nós temos que ter consciência do próprio corpo e lutar por nós mesmos”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre não ter ido até o fim na justiça com a denúncia contra o ator, ela abriu o jogo e se disse perseguida: “Se em algum momento pensei em entrar com um processo e ir para vias jurídicas fui extremamente inibida por um delegado logo após a minha denúncia. Ele me intimou cinco vezes no meu endereço residencial com dois policiais querendo me forçar a depor na delegacia dele. Tive que ir até a defensoria pública que emitiu um ofício dizendo que caso eu fosse entrar com uma ação eu iria até uma delegacia da mulher. Esse cara jogou esse oficio na mídia que foi distorcendo, distorcendo e mudando o foco da história”.

E não parou por aí, ela também falou sobre a decisão de falar sobre o caso, mesmo se tratando de uma pessoa famosa: “Então, imagina, mesmo sendo tão bem recebida e tendo toda essa rede de apoio ainda teve um delegado que me perseguiu, imagina tendo que passar mais seis anos da minha vida tendo que falar para um judiciário machista o que havia acontecido. Sendo que no caso o assediador já havia admitido em rede nacional, a TV Globo pediu desculpa e tudo mais. Foi muito difícil para mim tomar a decisão para ir a público. Na época, julguei socialmente que uma pessoa que é famosa merecia o julgamento do público e pronto”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela também contou que em nenhum momento, o ator ou advogado entraram em contato com ela, após a revelação do episódio:”Em nenhum momento ele me procurou ou os advogados dele me procuraram. Mas isso não é o foco da questão que é: as empresas não estão preparadas. A TV Globo fez na época o que havia para ser feito, do que eles tinham de experiência. Fui ouvida por vários departamentos dentro da empresa. Fui ouvida pela emissora, mas não havia um protocolo, uma forma de lidar com o assédio. Acredito que isso está mudando”.

Su Tonani palestra na OAB Rio - Reprodução

Su Tonani palestra na OAB Rio – Reprodução

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista formado nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado em minha rede social @aarontura no Instagram

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.