O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!
Fim no Metrô, CPTM e ônibus de SP: Adeus de Bilhete Único vital a milhares de paulistas
10/09/2024 às 6h00
SPTrans emitiu decreto com fim em tipo de Bilhete Único, cujo qual é vital para milhares de paulistas e paulistanos que ficam em alerta diante da situação
A maioria que transita em São Paulo sabe o quanto o Bilhete Único é importante para o uso do Metrô, trens da CPTM e até mesmo os ônibus. Até porque, ele facilita o pagamento das passagens nesses meios de transportes, fazendo com que o cidadão economize não apenas tempo como dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, além de prático, o Bilhete Único garante que o passageiro consiga integrações entre um transporte e outro a preços mais em conta. Porém, um alerta importante foi levantado após alguns encerramentos executados pela SP Trans, trazendo preocupação e estado de alerta.
Entre eles, temos um bilhete único vital para usuários especiais, o que incluem idosos, portadores de deficiência física e até gestantes que como muitos sabem, possuem descontos e até gratuidades no transporte público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até por isso, a maioria deles acabam dando preferência ao mesmo para se locomover de um ponto a outro.
Não valem mais
De acordo com o portal Gazeta SP, esses mesmos cartões do Bilhete Único Especial, cujos quais tinham como validade o mês de março de 2020 a dezembro de 2022, deixaram de ser aceitos no sistema de transporte desde o dia 1º de abril de 2024, marcando assim um adeus definitivo a milhares de paulistas e paulistanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque na ocasião já havia ultrapassado o prazo estipulado de tolerância que a SPTrans no período da pandemia de Covid-19. Essa tolerância fazia sentido por conta do lockdown, porém, com as rotinas retomadas, essa flexibilização acabou sendo vista como desnecessária.
Sendo assim é totalmente obrigatório e indiscutível a renovação dos mesmos. Para fazer isso, a SPTrans recomenda que esses mesmos passageiros antecipem seu pedido de renovação para que não fiquem sem o bilhete para realizar suas viagens.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada de Tarcísio em SP arma fim de uma era na linha 1, 2 e 3 do metrô
● Fim de Bilhete Único vital em ônibus e metrôs de SP: O adeus a 2,6M cartões
● Isenção do pagamento do metrô de SP, CPTM e ônibus na era Tarcísio chega como vitória a milhares
Lembrando que os catões que já estão vencidos e que ainda não foram renovados, não funcionam mais!
MAS ATENÇÃO! O prazo de entrega estimado é de cerca de 20 dias após a aprovação da solicitação, sendo assim, o quanto antes você conseguir renovar, melhor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alertas cravados
Fora isso, de acordo com a SPTrans, o benefício do idoso, bem como os demais que se enquadram na categoria especial, é de uso pessoal e intransferível, por isso é controlado e fiscalizado por ela.
Porém quando há constatação de uso indevido por um de nossos agentes, o cartão é retido e depois destruído. Em seguida, o autor do uso indevido recebe uma via do “Auto de Retenção” do cartão, contendo orientações sobre como proceder para reaver o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em caso de bloqueio, esse pode ocorrer em virtude do uso abusivo e por terceiros, constatado por meio de auditoria no sistema, ou durante a análise das fotos coletadas pelas câmeras dos coletivos de “Biometria Facial”.
Aonde recorrer em caso de apreensão e bloqueio do cartão do idoso pela SPTrans?
Em ambos os casos, tanto de apreensão como de bloqueio, o benefício fica suspenso por 180 (cento e oitenta) dias. O idoso que passar por essa situação pode recorrer ao atendimento digital da SPTrans.
Caso não seja aceita a justificativa o benefício fica suspenso por um período de 6 (seis) meses em virtude de constatação de fraude. Após o cumprimento da sanção o titular deve contatar a Central 156 e confirmar o endereço.
A 2ª via é emitida automaticamente, e enviada pelo serviço de Correios ao endereço constante no cadastro do Idoso.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.