BOMBA!

‘FIM’ da CNH antecipada: Nova lei de trânsito está em vigor em 2024 e atinge motoristas de 50, 60 e 70 anos

10/06/2024 às 0h05

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Nova lei da CNH está em vigor em 2024 e atinge motoristas de 50, 60 e 70 anos - Foto: Internet

A nova lei caiu como uma bomba para milhares de motoristas

O Brasil é um país regido por leis e, justamente por conta disso, uma série de normas precisam ser cumpridas, até mesmo no trânsito. Na legislação, uma das obrigações para poder dirigir é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

E por falar no documento, a chegada de uma nova lei em 2024 marca o fim de uma era para muitos condutores brasileiros envolvendo a CNH, especialmente os idosos com 50, 60 e 70 anos.

Com a implementação das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já em vigor em todo o Brasil, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) expôs as principais inovações envolvendo à habilitação e o processo de obtenção dela, incluindo prazos e procedimentos.

Renovação da CNH é de 10 em 10 anos, de 5 em 5 ou de 3 em 3, dependendo da idade do condutor (Reprodução: Internet)
Renovação da CNH depende da idade do condutor (Reprodução: Internet)

Segundo o Detran São Paulo, uma das mudanças se trata da validade do exame de aptidão física e mental para a renovação da CNH. Antes, o prazo de validade era de até cinco anos aos condutores com menos de 65 anos e até três anos para quem tem 65 anos ou mais.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Porém, com a nova regra os prazos acabaram sendo estendidos e passaram a ser de 10 anos para condutores com menos de 50 anos, cinco anos para aqueles entre 50 e 69 anos, e três anos para motoristas com 70 anos ou mais.

Veja também

É importante ressaltar que, os prazos podem ser modificados a depender da avaliação do médico examinador, como anteriormente. De acordo com o Portal Justo, por meio dessa mudança, os motoristas com idade entre 50 e 69 anos precisam renovar a CNH a cada 5 anos. Por sua vez, aqueles com 70 anos ou mais devem renovar em um prazo menor de apenas 3 anos.

Nova lei da CNH pegou motoristas de surpresa (Foto: Reprodução/ Internet)
Nova lei envolvendo a CNH pega motoristas de surpresa (Foto: Reprodução/ Internet)

Idosos podem tirar a CNH de graça?

A resposta para essa pergunta é sim. O fato é que, existem algumas cidades com até 50 mil habitantes, onde os idosos com 65 anos ou mais e renda familiar per capita de até 1 salário mínimo, podem ter o documento gratuito.

Para pedir, basta procurar o Detran do seu município e verificar os documentos necessários. A gratuidade se aplica somente à taxa de exame de aptidão física e mental. Logo, os idosos precisam pagar as demais taxas.

Nova gratuidade melhor que isenção da CNH deixa idosos pulando de alegria (Reprodução: Montagem TV Foco)
Idosos recebem benefícios na habilitação (Reprodução: Montagem TV Foco)

🚨 Luto! Bozo morre + Polícia investiga mort3 de Nahim como ass@ssin@to + Tati puxa tapete de Eliana?   

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.