Fim da CNH antecipado aos 60+ e nova lei para arrancar as placas: 2 terrores batem na porta dos motoristas

18/06/2024 às 18h28

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Fim da CNH antecipado aos 60+ e nova lei para arrancar as placas - Foto: Internet

Os motoristas lidam com 2 terrores que chegam como verdadeiras bombas para milhões

O Brasil é um país regido por leis e na legislação de trânsito, uma das obrigações a todos os motoristas é possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, existe, outras regras aos condutores que precisam ser obedecidas para evitar maiores impasses.

Dessa vez, falaremos de 2 terrores que batem na porta dos motoristas, como o fim da habilitação antecipado aos idosos 60+ e nova lei para arrancar as placas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim da CNH antecipado aos 60+

A chegada de uma nova lei de 2024, marca o fim de uma era para muitos condutores brasileiros envolvendo, especialmente aqueles com 50, 60 e 70 anos. O fato é que, com a implementação das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já em vigor em todo o Brasil, algumas modificações acabaram ocorrendo.

Continua após o Veja Também

Veja também

Nova lei da CNH está em vigor em 2024 e atinge motoristas de 50, 60 e 70 anos - Foto: Internet
Nova lei da CNH está em vigor em 2024 e atinge motoristas de 50, 60 e 70 anos – Foto: Internet

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), implementado pela Lei nº 9.503 e vigente desde 1997, não há limite de idade para dirigir. Porém, aos idosos, a necessidade de renovação da CNH passa a ser mais frequente. Confira a seguir:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • 50 a 69 anos: renovação a cada 5 anos;
  • 70 anos ou mais: renovação a cada 3 anos.

Vale dizer que, os idosos precisam tomar muito cuidado, visto que segundo o BMC News, com as mudanças, é crucial que os idosos fiquem atentos aos novos prazos de validade do documento para evitar penalidades.

CNH (Foto: Reprodução/Internet)
CNH (Foto: Reprodução/Internet)

Nova lei das placas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por sua vez, a nova lei das placas chega para depenar carros da Fiat, Chevrolet e outras marcas. Atualmente, como todos os motoristas já devem saber, os novos carros são com a placa Mercosul. De acordo com informações do portal “Autoo”, no último dia (16) de abril de 2024, a CAE do Senado aprovou o Projeto de Lei 3214/2013.

O PL frisa que as placas da Mercosul precisam ter o município e a sigla do estado de origem do automóvel. A proposta é de autoria do Senador Esperidião Amin e agora vai para a análise no plenário e também da Comissão de Constituição e Justiça.

Vale dizer que, a lei atinge montadoras como Fiat e Chevrolet, visto que são duas das maiores em atuação no Brasil e promete ‘depenar’ os veículos das empresas. Porém, se aprovada, o ordenamento servirá para qualquer veículo de qualquer fabricante.

Nova lei é anunciada e atinge placas de todos os carros - (Foto: Reprodução / Internet)
Nova lei é anunciada e atinge placas de todos os carros – (Foto: Reprodução / Internet)

É obrigatório o uso da placa Mercosul?

Atualmente, o uso dela é obrigatório para a conversão dos caracteres alfanuméricos. Desde o dia 31/01/2020, não é mais autorizado qualquer emplacamento do modelo cinza.

🚨 Globo arranca Ana e Poeta do ar por R$ 450M + Maju fora do Fantástico na surdina + Ratinho defende ex de Iza    

CNH
Lei CNH
Nova lei placas
Kelves Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.