VAI ACABAR?

Fim de serviço da UBER no Brasil tem confirmação crucial hoje (21) dos motoristas e isso que acontecerá agora

21/11/2023 às 23h17

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Empresa Uber (Foto: Reprodução, Pronatec)

Após anos reinado no país, Uber vive seu pior momento no Brasil e motoristas se mostram apreensíveis sobre fim da empresa

A Uber chegou ao Brasil em 2014, com atuação inicial no Rio de Janeiro. A segunda cidade a receber o aplicativo foi São Paulo, seguida por Belo Horizonte. Segundo dados recentes, mais de 500 cidades brasileiras contam com os serviços da empresa, realizados por cerca de 1 milhão de motoristas e entregadores parceiros.

Apesar de ser o segundo mercado da Uber no mundo, o Brasil ainda está longe dos Estados Unidos, país natal do serviço e que responde por mais de metade do faturamento da Uber no mundo. Em 2018, a empresa faturou 6 bilhões de dólares no país.11 de abr. de 2019. Agora em 2023, a empresa vive um momento difícil no país.

Contudo, acontece que enquanto o governo federal discute com empresas e associações propostas para estabelecer regras para a relação entre motoristas e entregadores e os aplicativos, uma decisão da Justiça aumentou a urgência sobre o tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aplicativo Uber (Foto: Reprodução, BBC News)
Aplicativo Uber (Foto: Reprodução, BBC News)

A Uber foi condenada a pagar uma indenização de R$ 1 bilhão e a contratar formalmente os motoristas ligados ao aplicativo, segundo decisão do juiz do Trabalho Maurício Pereira Simões, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo.

Além disso, o juiz considerou que a empresa “se omitiu” em relação à obrigação de cumprir a legislação do trabalho.

Continua após o Veja Também

Veja também

“A sonegação de direitos mínimos, a desproteção social, o ser deixado à margem, foram atitudes tomadas pela ré (Uber) de forma proposital. Ou seja, ela agiu dolosamente no modo de se relacionar com seus motoristas”, diz a decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo é de autoria do Ministério Público do Trabalho, após denúncia da Associação dos Motoristas Autônomos de Aplicativos (AMAA).

Qual foi a posição da empresa?

A Uber informou que vai recorrer da decisão. “E não vai adotar nenhuma das medidas elencadas na sentença antes que todos os recursos cabíveis sejam esgotados”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a empresa argumenta que há insegurança jurídica e que a decisão foi oposta ao que ocorreu em julgamentos de ações de mesmo teor propostas contra outras plataformas.

Aplicativo Uber (Foto: Reprodução, BBC News)
Aplicativo Uber (Foto: Reprodução, BBC News)

“A decisão representa um entendimento isolado e contrário à jurisprudência. Essa que vem sendo estabelecida pela segunda instância do próprio Tribunal Regional de São Paulo em julgamentos realizados desde 2017, além de outros Tribunais Regionais e o Tribunal Superior do Trabalho”. Diz a empresa por fim, em nota encaminhada à BBC News Brasil.

Contudo,  motoristas temem que a empresa possa deixar o Brasil após esses últimos acontecimentos.

🚨 Xuxa expõe podre do marido de Sasha + Graciele Lacerda recebe at4ques após gravidez + Faro é DETONADO    

Alerta Uber
aplicativo da Uber
Encerramento Uber
motoristas Uber
Wellington Silva

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.