A Uber passou por série de problemas com a Justiça no Brasil e motoristas estão apreensivos sobre possível saída do país
Clientes que usam Uber no Brasil ficaram atentos com a possibilidade do aplicativo deixar o país após a empresa enfrentar uma condenação, recentemente. Existem vários pontos negativos que podem atingir os brasileiros e trabalhadores se a medida de fato acontecer.
Tudo começou quando a 4ª Vara de Justiça do Trabalho condenou a Uber do Brasil a pagar uma multa de R$ 1 bilhão e registrar seus mais de 700 mil profissionais cadastrados.
Muitos motoristas acharam a medida importante, já que a regularização do trabalho pode oferecer benefícios. O registro em carteira, por exemplo, permite a contribuição com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além de outras melhorias.
MUITOS TRABALHADORES
O problema é que outros motoristas acreditaram que a condenação poderia tirar o aplicativo do país. Atualmente, 1,6 milhão de trabalhadores atuam como motoristas de aplicativos e entregadores, de acordo com o Centro de Análise e Planejamento (Cebrap) e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec).
A Uber garante possuir 1 milhão de motoristas no país, mas a Vara de São Paulo alega que o número está entre 500 mil e 774 mil motoristas cadastrados.
Veja também

Crime brutal: Homem é dopado e morto a facadas e marteladas pela própria esposa após descoberta em SP

Deu a louca nas Casas Bahia: 5 produtos para comprar ainda na Black Friday para o seu home office

ALÍVIO: Auxílio extra chega aos beneficiários do Bolsa Família antes do fim do ano e alto valor é revelado

De acordo com 0 Garagem360, um motorista afirmou que dá para ganhar mais dinheiro na Uber do que nas concorrentes, mas ainda assim fazer serviços por fora rende mais dinheiro. Parte da classe defende que é importante ter a flexibilidade de trabalhar para o aplicativo.
“O bom de ser motorista de aplicativo é essa flexibilidade e se tirar vai ficar ruim. Ter horário e cumprir meta é tudo que a classe dos Uber não quer”, declarou.
O QUE DIZ O GOVERNO SOBRE A SAÍDA DA UBER DO BRASIL?
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, chegou a afirmar que os Correios poderiam oferecer uma alternativa própria se a empresa saísse do Brasil, o que ele acha muito difícil de acontecer.
Marinho voltou a polemizar ao dizer, em outubro, que o principal mercado da Uber no mundo é o Brasil. “A imprensa diz: ‘E se a Uber sair do Brasil? Primeiro que a Uber não vai sair do Brasil, porque o número 1 da Uber, o mercado número 1, é o Brasil”, disse o ministro.

VÍDEO YOUTUBE: Ana Hickmann "alcooliz@da" + SBT apela por retorno de Global + Outra estrela da Record tem contas esvaziadas