CONFIRA

Fim do pagamento na Claro, Tim e Vivo: Nova lei de Lula chega para garantir internet GRATUITA à lista de CPF’s

30/05/2024 às 15h20

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Nova lei de Lula chega para garantir internet gratuita (Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert (PR) / Montagem TV Foco)

Uma nova lei do Governo Lula chega para garantir sinal gratuito de internet a lista de brasileiros

O ano de 2024 chegou com tudo para os brasileiros, cheio de novidades e boas notícias. Inclusive, uma nova lei do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que chega garantir internet gratuita à lista de CPF’s, gerando o fim de fatura da Claro, Tim e Vivo, graças a iniciativa governamental. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Hoje em dia a internet se tornou algo indispensável no dia a dia, principalmente quando o assunto é a educação. Recentemente, com o caos da pandemia, por exemplo, e com o modelo de aulas online, o acesso a um sinal de rede era imprescindível para a garantia do aluno à educação.

Vale dizer que, muitos estudantes, especialmente em regiões mais carentes, se encontram em uma grande desvantagem devido à falta de acesso a esse recurso, algo que a nova lei busca corrigir. Segundo o portal ‘FDR’, através de um novo programa será possível que esses mesmos estudantes consigam obter sinal de internet de forma completamente gratuita.

A internet se tornou imprescindível para a educação (Foto: Reprodução/ Internet)
A internet se tornou imprescindível para a educação (Foto: Reprodução/ Internet)

A expectativa é de que esse novo programa contemple milhões de estudantes em todo o país. Chamado de ‘Internet Brasil’, a iniciativa é um projeto do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério das Comunicações. Inclusive, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, em alguns locais do país, o programa já é uma realidade para milhares de alunos.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Como funciona o Internet Brasil?

Mesmo que, a princípio, o programa contemple estudantes, eles devem estar devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O que inclui alunos de famílias participantes do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Veja também

Para quem não sabe esse cadastro é feito através do CRAS do município do beneficiário. No local, um responsável familiar deverá informar os dados de todos os moradores da residência. Vale dizer que além do serviço de internet gratuita ele poderá contar com alguns adicionais.

Programa Internet Brasil é quem traz o acesso de forma gratuita a estudantes inscritos no CadÚnico (Foto: Reprodução/ Governo Federal)
Programa Internet Brasil é quem traz o acesso de forma gratuita a estudantes inscritos no CadÚnico (Foto: Reprodução/ Governo Federal)

Durante esse primeiro momento, segundo as informações divulgadas pela fonte, o programa irá assistir alunos da educação básica da rede pública de ensino. Para garantir o acesso, os alunos receberão chips para realizar a conexão. Os municípios já assistidos pelo programa são:

  • Caicó e Mossoró (RN);
  • Campina Grande (PB);
  • Caruaru e Petrolina (PE);
  • Juazeiro (BA);
  • Araguari (MG)
  • Conceição das Alagoas (MG);
  • Nova Serrana (MG);
  • Prata (MG)
  • Uberaba e Uberlândia (MG);

A fonte informa que, nos próximos dias, conforme o Governo Federal, estudantes do Amapá, da Bahia, Maranhão e do Rio Grande do Norte. Em seguida, serão contemplados alunos dos outros estados. Mas, atenção! Para aproveitar essa e outras iniciativas, é crucial manter o CadÚnico atualizado.

Como atualizar o Cadastro Único online?

Para quem ainda não sabe, segundo o Governo Federal, a recomendação é de que a atualização do CadÚnico deve ser feita, no máximo, a cada 2 anos. Você pode atualizar presencialmente, em uma unidade de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pela internet. Esse último é simples, confira o passo a passo a seguir:

  • Faça o download do aplicativo “Cadastro Único” na loja de aplicativos do seu celular;
  • Abra e clique na opção “Entrar com o Gov.br”;
  • Clique em “Atualização cadastral por confirmação” na tela principal.

Após entrar nessa opção, você irá encontrar três situações cadastrais identificada por banner coloridos, sendo vermelho, amarelo e verde. Assim como o sinal de trânsito, o verde incida que está tudo okay com o seu cadastro, o amarelo indica que está próximo a ficar desatualizado, e o vermelho indica a desatualização.

É importante estar sempre com o CadÚnico atualizado (Reprodução: Internet)
É importante estar sempre com o CadÚnico atualizado (Reprodução: Internet)

Nesses dois últimos, basta seguir na tela e realizar a atualização preenchendo os dados solicitados. Vale dizer que, se seus dados ainda foram os mesmo, o processo será finalizado, no entanto, caso alguma informação seja nova ou tenha sido alterada, é necessário que o responsável da família vá a um posto de atendimento para finalizar a atualização de forma presencial.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.