Adeus

Audiência despencando e estrelas indo à Globo: O fim de emissora de TV aberta tradicional no Brasil após anos


O fim de emissora, com estrelas indo parar na Globo (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma emissora de TV amada deu adeus ao sinal aberto e viu suas estrelas irem parar na Globo

Uma emissora de TV aberta fez um enorme sucesso, principalmente com o público jovem, na TV Aberta no Brasil. Mas, a audiência despencou e grande parte das estrelas pararam na Globo, marcando o seu fim.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A televisão brasileira possui uma vasta lista de opções, com mais de 9 mil emissoras que agradam todos os tipos de públicos. Porém são raras aquelas que conseguem se sustentar por muito tempo e acabam encerrando suas transmissões.

Fundada no dia 20 de outubro de 1990, em São Paulo, a MTV Brasil logo ganhou o coração do público jovem. Isso por causa de seus programas, sendo a terceira MTV no mundo, mas a primeira em TV aberta.

MTV Brasil fez muito sucesso por mais de 20 anos (Reprodução: Internet)
MTV Brasil fez muito sucesso por mais de 20 anos (Reprodução: Internet)

O canal foi o pioneiro em exibir videoclipes de música, revelando grandes nomes como o de Fábio Porchat, Marcos Mion e Tatá Werneck, hoje ambos na Globo. Hoje, na emissora carioca, contam seus programas próprios, que envolvem entrevistas e um tom de humor.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Seu sucesso foi enorme, pois as plataformas de músicas ainda não existiam ou estavam em seu começo. Assim a MTV Brasil se tornou um sucesso de maneira muito rápida, mas a tecnologia e os aplicativos começaram a evoluir.

Veja também

Marcos Mion e Tatá Werneck brilharam em ambas as emissoras (Reprodução: Globo)
Marcos Mion e Tatá Werneck brilharam em ambas as emissoras (Reprodução: Globo)

Problemas financeiros e adeus

De acordo com o portal ‘Estadão’, quase duas décadas depois, em 2009, a emissora começou a enfrentar problemas financeiros. Acumulou dívidas e ficou cada vez mais insustentável a sua permanência no ar.

Na época, a companhia Abril era a proprietária da emissora, e decidiram abandonar o mercado da televisão e investir em outros mercados. Ainda segundo o site, com isso, em 2013, se viu obrigada a encerrar sua atividades, por conta de um grande problema financeiro que estava passando.

Apesar disso, a MTV segue muito forte, com o seu canal estrangeiro e fechado. Portanto, uma menor porcentagem de pessoas assistem a emissora hoje em dia.

A MTV saiu da TV Aberta e decidiu investir em outros mercados (Reprodução: Internet)
A MTV saiu da TV Aberta e decidiu investir em outros mercados (Reprodução: Internet)

Quando a MTV Brasil saiu do ar?

A emissora paulista saiu no ar exatamente no dia 30 de setembro de 2013, e a última atração exibida foi  o humorístico ‘O Último Programa do Mundo’. Seus principais nomes, como Fábio Porchat, Marcos Mion e Tatá Werneck estão brilhando nas telas da Globo.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: