FORA DO AR

Proibição do Governo e fim das transmissões: O trágico adeus de emissora da TV aberta, rival da Globo no Brasil

24/05/2024 às 1h23

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Emissora chegou a bater de frente com a Globo (Foto: Divulgação)

Canal enfrentou problemas financeiros e perdeu a concessão

Antes de se firmar como líder do mercado midiático, a Globo enfrentou uma forte concorrente no Brasil. Na televisão aberta, uma outra emissora foi revolucionária no país, mas teve um triste fim.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Há 44 anos, a Rede Tupi era extinta da programação, depois de marcar época com a criação de atrações como Direito de Nascer, Repórter Esso e Silvio Santos. O grupo foi pioneiro da TV nacional.

Fundado por Assis Chateaubriand, na década de 50, o canal trouxe também o Sítio do Pica-Pau Amarelo, Mazzaropi, entre outras várias atrações que foram transformadoras. Até hoje, eles são referência.

Rede Tupi, Globo
Pioneira da TV aberta, a Rede Tupi foi responsável pela novela Direito de Nascer (Foto: Divulgação)

Relatos apontam que, infelizmente, a mudança de administração fez com que fossem tirados da grade. Segundo o Splash, do Uol, após a morte do fundador, em 1968, a Rede Tupi passou a enfrentar sérios problemas financeiros.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Foram processos, greves, demissões e dívidas acumuladas, fazendo com que o Governo Federal proibisse sua concessão. No dia 18 de julho de 1980, a sede do canal, que ficava em São Paulo, teve os transmissores lacrados por engenheiros do Departamento Nacional e a Polícia Federal.

Veja também

O mesmo aconteceu em outros estados, dando um lamentável fim ao grupo. Os funcionários, aos prantos, tentaram impedir o fechamento, mas já era tarde demais. Desde então, a companhia de mídia, que durou quase três décadas, virou apenas lembrança ao público mais velho.

Rede Tupi
O Repórter Esso, da Rede Tupi, que marcou época na TV brasileira (Foto: Divulgação)

E a Globo, está falindo?

Contrariando os rumores, a emissora segue intacta. Apesar das mudanças, a empresa da família Marinho tem um faturamento inalcançável às outras concorrentes. Na verdade, as recentes demissões e cortes de contratos são pensando no orçamento a longo prazo e no atual mercado de televisão.

🚨 Luto! Ralf sabia que irmão ia morrer + Datena fracassa + Sensitiva crava sobre Silvio   

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.