Agora

Agora

Fim de produção e fechamento de lojas: O triste adeus de montadora de carros amada pelo Brasil

Grande montadora de veículos deixou milhares de pessoas em choque ao anunciar fim de produção de automóveis

Montadoras de veículos podem deixar o Brasil, à medida que a indústria enfrenta baixa produção e falta de demanda no mercado local. A indústria automobilística brasileira enfrenta um cenário complicado, com produção e demanda abaixo da média histórica. Apesar do aumento de 8% na produção nos primeiros três meses de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, o setor ainda enfrenta desafios.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, afirma que montadoras globais podem deixar o país. Ele atribui a situação à falta de demanda e à crescente concorrência de produtos asiáticos no mercado brasileiro e nos países vizinhos.

A indústria automobilística brasileira enfrenta um cenário desafiador, com produção muito abaixo da média histórica e uma crescente concorrência de produtos asiáticos no mercado local e nos países vizinhos.

Linha de produção de uma montadora de carro (Foto: Reprodução, Olhar Digital)
Linha de produção de uma montadora de carro (Foto: Reprodução, Olhar Digital)

O presidente da Anfavea enfatiza que o setor precisa crescer e dar sinais de recuperação, algo que ainda não está ocorrendo. Ele também destaca que a questão dos juros altos é um dos principais problemas enfrentados pela indústria atualmente.

Em 2021, a Ford parou o Brasil ao anunciar sua retirada do mercado nacional.

A montadora Ford anunciou que encerraria a produção de carros no Brasil. Foram fechadas as fábricas em Taubaté (SP), que produz motores, Camaçari (BA), onde produz os modelos EcoSport e Ka, e em Horizonte (CE), onde são montados os jipes da marca Troller. A empresa manteve seu centro de desenvolvimento de produtos, na Bahia, o campo de testes, em Tatuí (SP), e a sede administrativa, em São Paulo.

Veja também

Logo da Ford (Foto: Reprodução, QI)
Logo da Ford (Foto: Reprodução, QI)

Quais os motivos para a decisão da Ford?

“Continuidade do ambiente econômico desfavorável” e “pressão adicional causada pela pandemia” de covid-19. Essas foram as duas principais justificativas citadas pela Ford em sua decisão, anunciada por meio de um comunicado à imprensa, de encerrar a produção de veículos no Brasil.

🚨 Urgente! Ana Hickmann comete 'crime', Betty Faria humilha Bolsa Família e Bocardi detona