BOMBA!
“Será descontinuado”: Fim de serviço confirmado pela CPTM em 2025 abala paulistas e linha-1 Azul do metrô
09/03/2025 às 20h45

Veja todos os detalhes sobre o fim de serviço crucial confirmado pela CPTM que atinge até mesmo a linha 1 Azul do Metrô
Logo no início do ano, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confirmou o fim do serviço que liga o Grande ABC a Jundiaí, afetando milhares de paulistas que dependem do serviço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CPTM confirmou que o Serviço 710, que liga diretamente as linhas 10-Turquesa e 7-Rubi, será descontinuado. Isso significa que os passageiros precisarão fazer baldeação na Luz para seguir viagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, segundo os especialistas do TV FOCO, com a baldeação na Estação Luz, a linha 1-azul do Metrô acabará sendo afetada. Isso porque, a estação acabará ficando mais lotada e sobrecarregada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Diário Grande ABC’, a mudança acontecerá assim que a Linha 11-Coral começar a operar até a Estação Palmeiras-Barra Funda, o que está previsto para setembro de 2025. Com isso:
- A Linha 7-Rubi funcionará apenas entre Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda.
- A Linha 10-Turquesa terá seu trajeto reduzido para Rio Grande da Serra até a Luz.
Atualmente, a Linha 11-Coral já está em fase de testes aos domingos, das 10h às 15h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como esse fim de serviço afeta os paulistas?
Com o fim do Serviço 710, armado para este ano, quem sai do Grande ABC para a Zona Oeste de São Paulo terá que fazer mais conexões. As opções serão:
- Pegar a Linha 3-Vermelha do Metrô na Estação Brás.
- Transferir para a Linha 11-Coral na Luz.
Isso pode aumentar o tempo de viagem e tornar o trajeto mais complicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Privatização da Linha 7-Rubi
Outra grande mudança será a concessão da Linha 7-Rubi para a empresa privada Tic Trens, do Grupo Comporte, a partir de novembro de 2025. A frota atual de trens modelo 9500, usada no Serviço 710, será repassada para essa empresa.
Já as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade (também em processo de concessão) devem operar com trens modelo 8500. Ainda não se sabe se a CPTM usará trens mais antigos para a Linha 10-Turquesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O futuro da Linha 10-Turquesa
A Linha 10-Turquesa será o último ramal da CPTM a ser concedido à iniciativa privada. O governo de São Paulo planeja fazer essa concessão junto com a construção da Linha 14-Ônix, que ligará Santo André a Guarulhos (Bairro Bonsucesso).
Outra novidade será a reabertura da Estação Pirelli, em Santo André, fechada desde 2006. Essa foi uma promessa do governador Tarcísio de Freitas, feita em 2024.

Considerações finais
- Em suma, o fim do Serviço 710 da CPTM obrigará os passageiros a fazer baldeação na Luz, aumentando a lotação da Linha 1-Azul do Metrô e o tempo de viagem.
- Além disso, a Linha 7-Rubi deve acabar privatizada, e a Linha 10-Turquesa pode ter mudanças futuras.
- Enquanto o governo aposta na modernização, os usuários enfrentarão mais conexões e desafios no trajeto.
Quanto custa a passagem no Metrô de São Paulo?
Desde o dia 6 de janeiro, a tarifa do Metrô de SP foi reajustada para R$ 5,20. Esse aumento de R$ 0,20 em relação ao valor anterior visa manter a sustentabilidade do sistema de transporte público da capital.
Por fim, veja esta matéria: “Será obrigatório”: Fim do Riocard nos ônibus e metrôs do RJ traz substituto a cariocas em apenas 2 passo.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.