“Será descontinuado”: Fim de serviço confirmado pela CPTM em 2025 abala paulistas e linha-1 Azul do metrô

Veja todos os detalhes sobre o fim de serviço crucial confirmado pela CPTM que atinge até mesmo a linha 1 Azul do Metrô
3 min de leitura
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Metrô e CPTM de SP - Foto: Internet

Veja todos os detalhes sobre o fim de serviço crucial confirmado pela CPTM que atinge até mesmo a linha 1 Azul do Metrô

Logo no início do ano, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confirmou o fim do serviço que liga o Grande ABC a Jundiaí, afetando milhares de paulistas que dependem do serviço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CPTM confirmou que o Serviço 710, que liga diretamente as linhas 10-Turquesa e 7-Rubi, será descontinuado. Isso significa que os passageiros precisarão fazer baldeação na Luz para seguir viagem.

Dessa forma, segundo os especialistas do TV FOCO, com a baldeação na Estação Luz, a linha 1-azul do Metrô acabará sendo afetada. Isso porque, a estação acabará ficando mais lotada e sobrecarregada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘Diário Grande ABC’, a mudança acontecerá assim que a Linha 11-Coral começar a operar até a Estação Palmeiras-Barra Funda, o que está previsto para setembro de 2025. Com isso:

Atualmente, a Linha 11-Coral já está em fase de testes aos domingos, das 10h às 15h.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim de serviço popular da CPTM (Foto: Montagem)

Como esse fim de serviço afeta os paulistas?

Com o fim do Serviço 710, armado para este ano, quem sai do Grande ABC para a Zona Oeste de São Paulo terá que fazer mais conexões. As opções serão:

Isso pode aumentar o tempo de viagem e tornar o trajeto mais complicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Privatização da Linha 7-Rubi

Outra grande mudança será a concessão da Linha 7-Rubi para a empresa privada Tic Trens, do Grupo Comporte, a partir de novembro de 2025. A frota atual de trens modelo 9500, usada no Serviço 710, será repassada para essa empresa.

Já as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade (também em processo de concessão) devem operar com trens modelo 8500. Ainda não se sabe se a CPTM usará trens mais antigos para a Linha 10-Turquesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O futuro da Linha 10-Turquesa

A Linha 10-Turquesa será o último ramal da CPTM a ser concedido à iniciativa privada. O governo de São Paulo planeja fazer essa concessão junto com a construção da Linha 14-Ônix, que ligará Santo André a Guarulhos (Bairro Bonsucesso).

Outra novidade será a reabertura da Estação Pirelli, em Santo André, fechada desde 2006. Essa foi uma promessa do governador Tarcísio de Freitas, feita em 2024.

Metrô de SP (Foto: Reprodução/ Internet)

Considerações finais

Quanto custa a passagem no Metrô de São Paulo?

Desde o dia 6 de janeiro, a tarifa do Metrô de SP foi reajustada para R$ 5,20. Esse aumento de R$ 0,20 em relação ao valor anterior visa manter a sustentabilidade do sistema de transporte público da capital.

Por fim, veja esta matéria: “Será obrigatório”: Fim do Riocard nos ônibus e metrôs do RJ traz substituto a cariocas em apenas 2 passo.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile