É o fim!
Adeus: Fim de serviço popular do Bradesco é confirmado no RJ e cai como bomba no colo dos 60+ do INSS em 2025
18/01/2025 às 15h20

Lei do Rio de Janeiro cai por terra após decisão do STF! Confira agora os detalhes sobre o fim do serviço de bancos em conjunto com o INSS e as consequência para os idosos
Lei do Rio de Janeiro é invalidada pelo STF e atinge diversos bancos tradicionais, entre eles, o Bradesco, que mantinha um serviço em conjunto com o INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo o Migalhas, o plenário do STF invalidou a lei que impunha aos bancos a obrigação de realizar a prova de vida do INSS em domicílio ou em local de escolha do beneficiário.
Vale ressaltar que a lei estadual determinava que as instituições financeiras atendessem idosos de 60 anos ou mais que apresentassem atestado médico comprovando a impossibilidade de comparecer à agência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o ministro relator, Dias Toffoli, explicou que a prova de vida para benefícios previdenciários é um aspecto do RGPS. Assim, somente o governo federal poderia ter regulamentado o tema.
Além disso, ele citou precedentes nos quais o STF anulou leis estaduais que divergiam dos parâmetros da legislação federal sobre benefícios previdenciários.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Contudo, o magistrado ressaltou que o governo do Rio de Janeiro só poderia ter a criação dessas regras semelhantes se fossem voltadas ao RPPS.

O que é a prova de vida do INSS?
A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório que os beneficiários devem realizar anualmente para continuar recebendo seus benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela serve para comprovar que o beneficiário está vivo e evitar fraudes no sistema. Os segurados precisam comparecer à instituição bancária onde recebem o benefício, levando um documento de identificação com foto.
Em alguns casos, a prova de vida pode ser feita de forma digital, utilizando aplicativos como o Meu INSS. Cumprir essa exigência é fundamental para garantir a continuidade dos pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusões finais
Em conclusão, a decisão do STF invalida a lei estadual do Rio de Janeiro que obrigava os bancos a realizarem a prova de vida do INSS em domicílio. Assim, afetando diretamente instituições como o Bradesco.
O tribunal reforçou que apenas o governo federal tem competência para regulamentar questões relacionadas ao RGPS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, os beneficiários devem seguir as diretrizes federais para a realização da prova de vida, mantendo a uniformidade das regras em todo o país e evitando conflitos entre legislações estaduais e federais.
Contudo, confira as demais informações e novidades na legislação brasileira, aqui com a TV Foco!

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.