ADEUS!

FIM de serviço essencial: Itaú, Caixa, BB e mais se unem em comunicado crucial: “Deixarão de realizar”


Itaú, Caixa, BB e mais se unem em comunicado para decretar FIM de serviço - Foto: Internet

Os grandes bancões como Itaú confirmaram o adeus de serviço essencial para milhões de usuários

Não há dúvidas de que os bancos são peças fundamentais na vida da população de modo geral. Afinal, todos precisamos de instituições como Itaú, Caixa, Banco do Brasil e outra gama de companhias, para realizar uma série de atividades bancárias, como saques, depósitos, transferências e muito mais.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

E justamente por conta da preocupação em manter os clientes sempre desfrutando das melhores ferramentas, as companhias se uniram em um comunicado avassalador decretando o fim de um dos seus serviços mais essenciais quando se trata de repasse de valores entre contas.

A grande realidade é que, o anúncio dos bancos como Itaú, Caixa e BB se deu pela tecnologia ter trazido avanços significativos e que culminaram na não necessidade de muitas ferramentas, haja vista que muitos delas estão ultrapassados.

O comunicado do Itaú, Caixa, BB e mais para decretar FIM de serviço - Foto: Internet
O comunicado do Itaú, Caixa, BB e mais para decretar FIM de serviço – Foto: Internet

É válido enfatizar que, o serviço ao qual estamos se referindo se trata do DOC (Documento de Ordem de Crédito), ofertado por bancos como Itaú, Caixa e Banco do Brasil há mais de três décadas. O fato é que, antes PIX chegar aos usuários, o DOC era a forma mais rápida de transferir dinheiro.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Segundo as informações do portal O Antagonista, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou o desfecho do serviço. “A partir do dia 15, deste mês de janeiro (2024), as instituições financeiras associadas, incluindo Itaú, BB, Caixa e demais deixarão de realizar os DOCS”, disse.

Veja também

Em meio ao fim do serviço essencial para milhões, os bancos trataram de se pronunciar e deixar os usuários por dentro do assunto, de acordo com o InfoMoney. O Bradesco e a Caixa, em entrevista exclusiva a fonte, relataram que iriam seguir o cronograma da Febraban, encerrando as operações com DOC entre o último dia (15) e (29) de fevereiro.

O pagamento pode ser feito através do PIX a partir de março (Reprodução: Internet)
O PIX é uma das principais modalidades de transferência (Reprodução: Internet)

Por sua vez, o Banco do Brasil, destacou que a modalidade para Pessoa Física se encerrou no dia (15) de outubro de 2023. O Santander disse que começou a desativação do DOC desde o mês de setembro de 2023.

Já o Itaú Unibanco, relatou em nota que já desligou toda a modalidade para o público de pessoas físicas em janeiro de 2023, antes mesmo do comunicado da Febraban ser emitido.

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) (Foto: Reprodução/ Internet)
Federação Brasileira de Bancos (Febraban) (Foto: Reprodução/ Internet)

Quando e porque o governo criou o PIX?

Atualmente, quando se fala em transferência bancária, a primeira pergunta que surge é: será por meio de PIX? A ferramenta se popularizou muito rápido e hoje é uma das queridinhas dos brasileiros. Para quem não sabe, o modo de transferência instantâneo foi criado em 2020, com o objetivo de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado e incentivar a “eletronização” de pagamentos.

🚨 Davi troca medicina por programa na TV + Piovani ESCULACHA Neymar + Mion reage a boatos de traiç@o         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br