“Descontinuado”: Fim de serviço fundamental no metrô do RJ chega na era Paes com substituto

O fim de um serviço crucial do metrô atingiu milhares de cariocas na era de Eduardo Paes. Entretanto, um substituto acabou sendo escolhido

01/03/2025 0h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Metrô do RJ e Eduardo Paes (Reprodução/O Globo/Wikipédia)

O fim de um serviço crucial do metrô atingiu milhares de cariocas na era de Eduardo Paes. Entretanto, um substituto acabou sendo escolhido para a função

Diariamente, milhões de trabalhadores do Rio de Janeiro dependem do transporte público para se deslocarem pela cidade. Aliás, uma notícia a respeito do fim de um serviço fundamental do metrô caiu como uma bomba e caiu justamente na era de Eduardo Paes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em julho de 2024, o portal Rio de Janeiro Secreto confirmou o fim do Metrô na Superfície. Para quem não sabe, ele funciona desde 2002 e o anúncio sobre o fim do serviço de integração pegou os cariocas de surpresa, em especial para as pessoas que dependiam do transporte.

Metrô no Rio conta com milhares de usuários todos os dias (Reprodução: Internet)
Metrô no Rio conta com milhares de usuários todos os dias (Reprodução: Internet)

Na ocasião, o Metrô Rio informou que mudança valeria a partir de 27 de julho de 2024. O serviço, que fazia os trajetos Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea, passando por diferentes bairros da Zona Sul, acabou sendo substituído por uma integração entre linhas de ônibus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o novo modelo de integração envolve o serviço metroviário e seis linhas de ônibus municipais entre as duas estações. Mas, os passageiros pagarão o valor da tarifa do metrô, que é de R$ 7,50, e poderão usar os serviços de metrô e dessas linhas de ônibus.

Eduardo Paes, Metrô
Entenda decisão do governo de Eduardo Paes (Foto: Agência Brasil)
  • 539 (Rocinha x Leme)
  • 309 (Central x Terminal Alvorada)
  • 538 (Leme x Rocinha)
  • 548 (Metrô Botafogo x Terminal Alvorada)
  • 583 (Cosme Velho x Leblon)
  • 584 (Cosme Velho x Leblon)

Para ter direito à tarifa, os passageiros que fizerem o primeiro embarque nos ônibus deverão realizar o segundo obrigatoriamente nas estações Botafogo ou Antero de Quental/Leblon. Assim, o intervalo entre a passagem do primeiro e do segundo transporte precisa ser de até duas horas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Considerações finais

O Metrô da Superfície teve o fim decretado em julho de 2024. Mas, diante disso, um novo modelo de integração entre o serviço metroviário e seis linhas de ônibus municipais acabou sendo implantado nas viagens entre Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea.

Metrô
Metrô na Superfície teve fim decretado no Rio de Janeiro (Foto: Via Trolebus)

Qual a maior estação de metrô do Brasil?

A maior estação de metrô do Brasil é a Estação Sé, localizada no metrô de São Paulo. Segundo o Estadão, ela tem uma média de 368 mil embarques diários em 2024. O total de embarques foi obtido somando a média de 169 mil usuários da Linha 1-Azul e 199 mil da Linha 3-Vermelha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira mais matérias sobre o transporte público clicando aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.