“Descontinuado”: Fim de serviço fundamental no metrô do RJ chega na era Paes com substituto

O fim de um serviço crucial do metrô atingiu milhares de cariocas na era de Eduardo Paes. Entretanto, um substituto acabou sendo escolhido para a função
Diariamente, milhões de trabalhadores do Rio de Janeiro dependem do transporte público para se deslocarem pela cidade. Aliás, uma notícia a respeito do fim de um serviço fundamental do metrô caiu como uma bomba e caiu justamente na era de Eduardo Paes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em julho de 2024, o portal Rio de Janeiro Secreto confirmou o fim do Metrô na Superfície. Para quem não sabe, ele funciona desde 2002 e o anúncio sobre o fim do serviço de integração pegou os cariocas de surpresa, em especial para as pessoas que dependiam do transporte.

Na ocasião, o Metrô Rio informou que mudança valeria a partir de 27 de julho de 2024. O serviço, que fazia os trajetos Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea, passando por diferentes bairros da Zona Sul, acabou sendo substituído por uma integração entre linhas de ônibus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o novo modelo de integração envolve o serviço metroviário e seis linhas de ônibus municipais entre as duas estações. Mas, os passageiros pagarão o valor da tarifa do metrô, que é de R$ 7,50, e poderão usar os serviços de metrô e dessas linhas de ônibus.

- 539 (Rocinha x Leme)
- 309 (Central x Terminal Alvorada)
- 538 (Leme x Rocinha)
- 548 (Metrô Botafogo x Terminal Alvorada)
- 583 (Cosme Velho x Leblon)
- 584 (Cosme Velho x Leblon)
Para ter direito à tarifa, os passageiros que fizerem o primeiro embarque nos ônibus deverão realizar o segundo obrigatoriamente nas estações Botafogo ou Antero de Quental/Leblon. Assim, o intervalo entre a passagem do primeiro e do segundo transporte precisa ser de até duas horas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Considerações finais
O Metrô da Superfície teve o fim decretado em julho de 2024. Mas, diante disso, um novo modelo de integração entre o serviço metroviário e seis linhas de ônibus municipais acabou sendo implantado nas viagens entre Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea.

Qual a maior estação de metrô do Brasil?
A maior estação de metrô do Brasil é a Estação Sé, localizada no metrô de São Paulo. Segundo o Estadão, ela tem uma média de 368 mil embarques diários em 2024. O total de embarques foi obtido somando a média de 169 mil usuários da Linha 1-Azul e 199 mil da Linha 3-Vermelha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira mais matérias sobre o transporte público clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br