Clientes de operadoras como Tim, Vivo e Claro poderão lidar com séria mudanças envolvendo o uso do WhatsApp
Usuários de WhatsApp pelo celular poderão enfrentar algumas mudanças nos próximos dias. Para quem utiliza as redes móveis das operadoras, a situação pode afetar principalmente as pessoas de baixa renda que dependem do uso do aplicativo para se comunicar.
Atualmente, três operadoras de telefonia mais utilizadas do Brasil discutem a possibilidade de encerrar o acesso ilimitado ao WhatsApp. Esse serviço permite que os usuários não gastem nada do pacote de dados, como uma forma de atrair mais clientes.
Tim, Vivo e Claro não costumam cobrar nada dos clientes que utilizam os WhatsApp e algumas outras redes sociais. Esse prática é chamada de zero rating, o que acaba não sendo nada lucrativo para os aplicativos.
De acordo com o Valor Econômico, a operadora assume os custos do fornecimento de dados para atrair clientes, ou cobra das fornecedoras do aplicativo para manter esses planos.

O diretor-presidente da Vivo, Christian Gebara, afirmou ao Valor, em julho, que a companhia estuda internamente pôr fim ao acesso ilimitado do WhatsApp. Ele avalia que o app deixou de ser apenas um aplicativo de mensagens, e se tornou uma plataforma de compartilhamento de vídeos e fotos.
Veja também

Urgente, desconto de 99% até HOJE (30): Feirão do Serasa limpa seu nome e quita dívida a preço de banana

Todos os carros da Fiat: dos mais antigos aos mais novos

Corte de R$ 53 milhões e demissões em massa: Volkswagen aterroriza trabalhadores e motoristas em país
“UM ERRO, UM EQUÍVOCO”
A Claro, por sua vez, oferece uso ilimitado de Waze, Instagram, TikTok e Facebook em diferentes planos pré e pós-pagos, de acordo com o valor dos pacotes. Presidente do grupo Claro Brasil, José Felix afirmou recentemente que o zero rating foi um “erro, um equívoco”, durante um evento de tecnologia.
OPERADORAS PODEM LIMITAR ACESSO AO WHATSAPP?
Ainda de acordo com o Valor Econômico, o especialista em direito dos negócios, Lucas Euzébio, afirmou que por contrato não é possível que as operadoras encerrem o serviço imediatamente. Todavia, é livre que as empresas reavaliem suas condições e encerrem a parceria com o WhatsApp.
