ALERTA!

Fim de serviço vital e funcionários desesperados: O fechamento inesperado de agências de banco após anos

14/06/2024 às 11h45

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
O fechamento de agências de banco famosos após anos - (Foto: Reprodução / Internet)

O fim de serviço crucial de banco famoso deixa brasileiros impactados

É de conhecimento geral que as instituições bancárias desempenham um papel fundamental no progresso do país. Empresas significativas como o Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, entre outras, são exemplos de organizações importantes que desempenham um papel crucial no setor financeiro.

E, por falar nas gigantes, hoje abordaremos sobre o fechamento de agências de um banco famoso após anos de uso. Acontece que, com o período pandêmico em que o Brasil viveu entre 2020 e 2023, muitas companhias sofreram impactos negativos, ao qual precisaram tomar medidas drásticas, como o encerramento de atividades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse caso, a instituição financeira que foi obrigada a passar por esse processo foi o Bradesco. O banco que conta como um dos principais do território brasileiro, decidiu fechar alguns de seus pontos. A decisão se deu com o avanço da tecnologia e facilidade de acesso as instituições bancárias sem precisar sair de casa, ou seja, pelo celular. Com isso, a falta de movimentação de pessoas dentro do ambiente empresarial gerou consequências.

Bradesco
O Bradesco é o segundo maior banco do Brasil (Foto: Shutterstock)

De acordo com informações do site Itatiaia, 17 unidades físicas do banco tiveram as atividades encerradas somente em março e abril de 2023. Em abril houve o fechamento em Belo Horizonte, Santa Efigênia (rua Niquelina), Savassi (rua Alagoas), Funcionários (avenida do Contorno) e Nova Granada (Barão Homem de Melo).

Continua após o Veja Também

Veja também

“Infelizmente, o fechamento de agências só vem prejudicar a população, clientes e usuários do banco Bradesco. Não tem motivo para o banco fechar agências e não tem motivo para o banco diminuir o que ele considera um custo operacional, porque o lucro está aí. São bilhões de reais de lucro líquido”, declarou Ramon Peres, presidente do Sindicato dos Bancários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o ano passado, ocorreram várias paralisações devido às ações do Banco Bradesco em relação ao fechamento de agências e demissões em massa. Apesar da mudança no papel das agências físicas, ainda há clientes que dependem dos serviços presenciais.

Bradesco é uma das principais instituições financeiras do Brasil (Reprodução: Bradesco/Divulgação)
Bradesco – (Reprodução: Bradesco/Divulgação)

As demissões em massa e a sobrecarga de trabalho dos funcionários são pontos negativos, enquanto as empresas continuam lucrando. Em novembro de 2023, houve protestos no Rio de Janeiro devido às metas desumanas impostas pelo banco, afetando a saúde dos funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo com lucros significativos, o banco cortou empregos e ofereceu um atendimento deficiente devido à alta demanda.

No ano de 2016, depois da aquisição do HSBC, o Bradesco possuía 108.793 empregados, mas em 2023, a instituição tinha 86.102 funcionários, totalizando uma redução de 22.691 postos de trabalho em 7 anos.

“Os dados comprovam a redução dos postos de trabalho e o aumento do número de clientes, o que, junto com as metas abusivas visando lucros cada vez mais crescentes, resulta na sobrecarga de trabalho e nos adoecimentos como síndrome de burnout, síndrome do pânico, depressão, ansiedade e tantos outros transtornos mentais que acometem quase a totalidade dos trabalhadores bancários. Por isso estamos cobrando da direção do banco mais contratações a fim de reduzir a sobrecarga de trabalho e os adoecimentos. Os trabalhadores não são máquinas e têm o direito de descansar!”, afirma o Sindicato do Estado de São Paulo.

Fim de serviço vital do Bradesco foi confirmado (Foto: Reprodução/ Internet)
Fim de serviço vital do Bradesco foi confirmado (Foto: Reprodução/ Internet)

Qual banco possui mais agências no Brasil?

As maiores redes de agências eram de: Banco do Brasil (5.544), Bradesco (4.654), Itaú (3.847), Caixa (3.401) e Santander (2.641). Hoje os líderes são BB (3.984), Caixa (3.372), Bradesco (2.910), Itaú (2.617) e Santander (2.575).

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

banco
Banco bradesco
fechamento de agências
instituição financeira
Kelly Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.