ADEUS

Ministério acionado: Desligamento de sinal vital da Globo, Record e+ tem data decretada com substituto

22/05/2024 às 20h41

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
População deve ficar atenta para não perder sinal de TV (Foto: Divulgação)

Novo prazo para encerramento foi definido, mas população deve ficar atenta para não perder acesso aos canais

Desde 2016, existe uma força-tarefa para o desligamento do sinal analógico no Brasil. Porém, o fim definitivo foi estendido em algumas localidades, para que não percam as transmissões de emissoras como Globo e Record.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Antes, o encerramento geral havia sido marcado para o fim de 2023. Agora, a substituição total para a TV digital foi remarcada para junho de 2025. Com isso, quem ainda não fez essa troca, deve se programar para realiza-la o quanto antes.

Globo, Record, TV, Sinal
Alguns municípios ganharam um novo prazo para trocar a antena analógica pela digital e não perder sinal de canais como Globo, Record, entre outros (Foto: Divulgação)

Em nota divulgada, o Governo Federal anunciou que o Ministério das Comunicações estendeu a data de encerramento das transmissões analógicas, ainda abertas em 1.005 cidades. Isso foi feito especialmente para que a população não fique sem televisão.

Segundo o G1, a antena parabólica precisa ser trocada pela digital o quanto antes. Kits com os equipamentos de substituição estão sendo disponibilizados gratuitamente para famílias beneficiárias de programas sociais, que estejam com os dados registrados no CadÚnico.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Globo, Record
Famílias registradas no CadÚnico podem solicitar o kit de aparelhagem para a troca do sinal da TV analógica para a digital (Foto: Divulgação)

O que muda da TV analógica para a digital?

O sinal analógico já faz parte do passado. E isso, claro, pode ser notado também através da qualidade de exibição das emissoras, como Globo, Record e Band, que trabalham em cima da digitalização, oferecendo uma imagem totalmente diferenciada da antecessora.

Veja também

De forma mais técnica, a transmissão analógica utilizava ondas eletromagnéticas contínuas, enquanto a digital usa uma corrente de bits, em códigos binários, vista também na linguagem digital de PCs, CDs, DVDs e celulares, transformando sons e cores em bits.

🚨 Mani faz a fila andar? Globo toma estrela do SBT antes de Eliana + Marrone internado  

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.