FIM!

Catracas travadas em 2024: O fim decadente de 3 estações populares do metrô de SP e choque de paulistas

04/07/2024 às 17h20

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Metrô e aviso de fechado (Fotos: Reproduções / Canva)

Três estações populares do metrô de São Paulo tiveram um triste fim e deixou milhares de paulistas chocados com destinos

Diariamente, inúmeros paulistanos utilizam o metrô para se locomover até o seu destino. Mas, poucos sabem que três estações populares tiveram um fim decadente nos últimos anos. Em 2024, as catracas dos locais nem existem mais.

Em 1974, iniciava a operação aberta a população do Sistema Metroviário de São Paulo. Mas, enquanto algumas estações foram para frente outras tiveram o encerramento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 04, iremos recordar o fechamento das três estações populares do metrô de São Paulo, que geram choque até os dias atuais nos paulistanos.

No início, a ideia do Governo era de implementar uma estação de metrô em alguns pontos estratégicos. Mas, as ideais nunca foram concluídas, fato que as fez serem consideradas “estações fantasmas”.

Continua após o Veja Também

Veja também

LINHAS

A primeira delas é no Centro, local em que está a estação de metrô Pedro II, em meio a Linha 3-Vermelha, de acordo com informações do portal Folha de São Paulo. No projeto inicial, o espaço era maior e chegou a ter o ponto de embarque construído, mas atualmente, é bloqueado com placas e não possuí nenhum trilho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As plataformas abandonadas estão dois níveis abaixo da linha que funciona normalmente, mas eram planejadas para receber a Linha 4-Amarela, que só foi inaugurada em 2010. O local também foi utilizado como deposito.

A construção da estação havia sido aprovada durante a gestão do governador Paulo Egydio. No ano seguinte, Paulo Maluf outras plataformas foram abandonadas, segundo o portal Aventuras na História.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Haviam três plataformas fantasmas dentro da Estação República. Mas, elas foram demolidas para fazer parte do itinerário da Linha 4-Amarela.

Por fim, as linhas 1-Azul e 2-Verde também dariam origem a uma terceira ligação, inicialmente concebida partindo da própria Paraíso até Moema, passando por Tutóia e Ibirapuera.

O Ramal Moema chegou a ser construído de uma plataforma na própria Paraíso, porém, o projeto não vingou. Atualmente, o local é utilizado para estacionar máquinas híbridas de manutenção dos trilhos e carros.

Por fim, a estação Moema só foi ser inaugurada em 2018, compondo a Linha 5-Lilás, mas as estações Tutóia e Ibirapuera nunca chegaram a sair do papel.

QUANTAS LINHAS O METRÔ DE SÃO PAULO TEM?

rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, segundo o portal oficial do Metrô.

🚨 Globo arranca Ana e Poeta do ar por R$ 450M + Maju fora do Fantástico na surdina + Ratinho defende ex de Iza    

metrô
Giovana Misson

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.