DESPEDIDA

Fiasco de vendas, fim devastador e consumidores chocados: Adeus de 3 montadoras de carros do Brasil

03/12/2023 às 15h21

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
Montadoras gigantes tiveram fim trágico e inesperado por todos (Foto: Internet)

Despedida amarga: O fim dessas três montadoras de carros que apostaram alto no mercado brasileiro

O movimentado cenário automotivo brasileiro é marcado por grandes e consolidadas montadoras, contudo, o cenário foi diferente para três fabricantes, que tiveram um triste fim marcado por vendas insatisfatórias e dificuldades econômicas.

O dólar valorizado, a crise econômica persistente e a baixa aprovação dos consumidores brasileiros foram elementos cruciais que contribuíram para esse desfecho devastador e causaram prejuízos milionários a essas montadoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Montadora chegou com um dos carros mais acessíveis do Brasil, mas não emplacou em vendas

GC2 foi um dos carros mais acessíveis do mercado brasileiro (Foto: Internet)
Geely GC2 foi um dos carros mais acessíveis do mercado brasileiro (Foto: Internet)

Engana-se quem pensa que o motivo por trás dessas montadoras não terem emplacado no país é o valor alto. A prova disso é quando falamos da Geely, atual detentora da Volvo.

Em 2014, através do Grupo Gandini, lançou os modelos EC7 e GC2, este último reconhecido como um dos carros mais acessíveis do Brasil, custando menos de R$ 3o mil reais na época.

Continua após o Veja Também

Veja também

No entanto, pouco mais de dois anos após sua entrada no mercado brasileiro, a Geely encerrou suas operações, alegando que o dólar alto, a fraca demanda e as restrições à importação tornaram a continuidade inviável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grupo representado pela Volkswagen não resistiu a concorrência

SEAT Ibiza (Foto: Internet)

A SEAT, representada pelo Grupo Volkswagen, teve uma breve passagem pelo Brasil a partir de 1995, introduzindo modelos como o sedã Córdoba, o hatch Ibiza e outros veículos importados da Argentina.

No entanto, os preços mais elevados em comparação com os carros da própria Volkswagen e a falta de conexão com os consumidores levaram ao seu desaparecimento em 2002, informou o autoesporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três tentativas sem sucesso: Montadora saiu perdendo em embate com a Honda e a Hyundai

SUV Tivoli, da SsangYong (Foto: Internet)
SUV Tivoli, da SsangYong (Foto: Internet)

Por fim, a SsangYong, tentou emplacar no Brasil em três períodos distintos (1995-1998, 2001-2015 e 2017-2019), mas sem sucesso duradouro.

Em sua última tentativa, lançou o SUV Tivoli, competindo com modelos consolidados como Honda HR-V e Hyundai Creta. Contudo, as dívidas acumuladas e a desconfiança dos consumidores levaram a SsangYong à falência, segundo o autoesporte.

Logo depois, a empresa foi adquirida pela metalúrgica KG Group, renomeada como KG Motors no início deste ano, marcandom possivelmente, sua despedida definitiva.

Quais as principais montadoras do Brasil?

No cenário automotivo brasileiro, algumas das principais montadoras incluem Volkswagen, Chevrolet, Fiat, Ford, Toyota, Honda, Hyundai, Nissan, Jeep, e Renault.

Essas empresas têm uma presença significativa no mercado nacional, oferecendo uma variedade de modelos e sendo reconhecidas por sua influência na indústria automobilística do Brasil.

🚨 Desespero na Record com chegada de global + Fantástico destruído + Climão entre Bia e Eliana     

carros
Falência montadora
montadora de carros
Montadora de veículos
Veículos
Ionara Santna

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.