ALERTA!

Fim do chip: Decreto obriga Claro, Tim e Vivo a colocarem substituto em vigor às pressas no Brasil

19/05/2024 às 13h24

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Decreto obriga Claro, Tim e Vivo colocarem substituto para o chip (foto: Reprodução/ Internet)

Decreto de gigante crava fim do chip e obriga operadoras a colocarem novo substituto em aparelhos

Um decreto surpreendente sobre o fim do chip físico obriga as gigantes como a Claro, Tim e Vivo a colocarem substituto em vigor às pressas no Brasil, deixando milhões de clientes chocados com a nova mudança. A seguir, confira mais detalhes sobre essa notícia que chegou aterrorizando as operadoras.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Segundo um estudo feito pela ‘Juniper Research’, o chip físico, ou SIM card, tem caído cada vez mais em desuso, revelando inúmeras pessoas migrando para a tecnologia eSIM em seus celulares. O SIM Virtual permite que os usuários utilizem mais de uma linha e conexão em um único chip, que já vem integrado ao dispositivo.

Os dados da pesquisa revelaram que 1,2 bilhão de linhas telefônicas utilizam este tipo de artifício nos aparelhos. No entanto, a expectativa é que este número se triplique em relação aos últimos dados, obtidos em 2021, fazendo com que as grandes operadoras, como a Claro, Tim e Vivo se adaptem com a nova tecnologia.

Vivo / Claro / Tim - Montagem TVFOCO
Vivo / Claro / Tim – Montagem TVFOCO

A expectativa é que metade dos 8,05 bilhões de linhas ativas existentes em todo o mundo passem a operar por meio de eSIM. Vale ressaltar que essa tecnologia não se limita em celulares ou tablets conectados a uma rede, ele permite que diversos aparelhos possam usar a conexão, como geladeiras inteligentes.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Vale destacar que, essa nova modalidade só está disponível para aparelhos vendidos nos Estados Unidos. Na Europa e na Ásia o uso de eSIM vem ganhando adeptos e a tendência é que mais operadoras e fabricantes de smartphone adotem essa prática ao longo dos próximos meses.

Veja também

Evolução do chip, indo do Mini SIM ao eSIM (Foto: Divulgação)
Evolução do chip, indo do Mini SIM ao eSIM (Foto: Divulgação)

Qual foi o decreto que obriga o eSIM?

No Brasil, o uso de eSIM já é possível em dispositivos como smartwatchs e, portanto, é de se esperar que isso se torne uma tendência por aqui também com a chegada do 5G. Inclusive, a Apple, marca gigante no ramo tecnológico, já adotou a tecnologia e decretou que a partir do IPhone 14 e suas variações, os dispositivos não contarão com entradas para o SIM card.

Ou seja, a partir de agora, os dispositivos da fabricante terão apenas espaço para o eSIM. Conforme a Apple, o uso de eSIM proporciona mais segurança para os consumidores, uma vez que em caso de perda ou furto do aparelho o chip não é comprometido. Nesse caso, basta o usuário entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio.

Dispositivo migrando para o eSIM (Reprodução/Vivo)
Dispositivo migrando para o eSIM (Reprodução/Vivo)

Dessa forma, a tendência é que operadoras brasileiras como a Claro, Tim, Vivo, entre outras se adaptem cada vez mais para colocarem a tecnologia em funcionamento, já que os produtos da Apple são bastante famosos e muito comercializados pelo país. Vale dizer que a Vivo já tem até um vídeo ensinando a como ativar a função com a operadora.

Qual é a operadora mais utilizada no Brasil?

Segundo a Anatel, a Vivo é a operadora com maior com quantidade de assinantes dos serviços de telecomunicações. Em segundo lugar, vem a Claro e, em terceiro, a TIM. No entanto, a Claro que oferece uma gama variada de serviços é considerada a maior operadora da América Latina, possui 71,8 milhões de clientes no Brasil, sendo a segunda maior operadora local.

🚨 Didi na Globo + Ana Maria explode em indireta contra Global + Funcionária de Davi DETONA ele e irmã 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Tim

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.