Isenção total do IPTU é possível; Veja quais são os critérios e não perca a oportunidade
Se você já se questionou sobre a possibilidade de encontrar uma solução para escapar do temido IPTU, temos uma excelente notícia sobre a isenção parcial e até total desse imposto.
O que muitos brasileiros ainda não sabem, é que uma grande parcela da população pode se ver livre do imposto e para isso só precisa atender alguns critérios básicos.
A boa notícia é que agora, para os aposentados, há a possibilidade real de isenção parcial ou total desse imposto. Uma oportunidade e tanto para respirar aliviado financeiramente.

O IPTU é um dos impostos mais temidos pelos brasileiros (Foto Reprodução/Internet)

Muitas pessoas terão a isenção do IPTU em 2024 (Foto Reprodução/Internet)

Só no ano de 2023, foram cerca de 2.200 imóveis isentos de IPTU (Foto Reprodução/Internet)
Quais critérios preciso atender para conseguir a isenção do IPTU?
Agora, se você está se perguntando como aproveitar essa vantagem, fique tranquilo. Os critérios são bastante simples em relação ao benefício.
Primeiramente, seu imóvel precisa ser usado como residência principal, mostrando que é o lugar onde você realmente mora.
Veja também

Aposentados e pensionistas VIBRANDO neste 1º de dezembro: Grande VITÓRIA do INSS acaba de abrir o mês

Urgente, desconto de 99% até HOJE (30): Feirão do Serasa limpa seu nome e quita dívida a preço de banana

Todos os carros da Fiat: dos mais antigos aos mais novos
Além disso, você não pode possuir mais nenhum imóvel em território nacional; aquele para o qual a isenção é solicitada deve ser o único em seu nome.
Quanto à renda mensal, se deseja a isenção total do IPTU, sua renda não pode ultrapassar três salários mínimos no ano da solicitação.
Já para uma isenção parcial do imposto, sua renda mensal deve situar-se entre três e cinco salários mínimos no ano da solicitação.
Além disso, o valor venal do seu imóvel não deve ultrapassar R$1.594.906,00 e é ajustado anualmente de acordo com a variação do IPCA do ano anterior.
Atenção às Regras Locais:
Além das normas gerais, é importante destacar que as administrações municipais podem estabelecer regulamentos específicos para a concessão da isenção do IPTU aos idosos.
Recomenda-se buscar informações junto à administração municipal ou consultar um advogado especializado para garantir o atendimento de todos os critérios necessários.