Agora

Agora

É o FIM do IPVA em 2023: O martelo está batido e lista atualizada acaba de cair como presente a motoristas

IPVA é um dos impostos anuais que todos os motoristas pagam (Reprodução: Internet)
IPVA é um dos impostos anuais que todos os motoristas pagam (Reprodução: Internet)

Milhares de motoristas estão pulando de alegria com o anúncio do fim do imposto

Para muitos motoristas, o pagamento anual do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) acaba sendo visto como uma grande preocupação. Vale lembrar que, o preço a ser pago varia conforme o tipo de veículo.

Normalmente, a taxa é cobrada nos primeiros meses do ano, porém, na próxima cobrança, alguns condutores já podem pular de alegria, visto que não precisarão fazer isso. O motivo? Acontece que existem carros isentos do imposto.

De acordo com o portal ‘Dicas OLX’, carros híbridos, elétricos e PcD, não precisam pagar o IPVA. Todavia, é importante ter em mente que as diretrizes variam de acordo com o estado. Dessa forma, é importante verificar no site da Secretaria da Fazenda e analisar as condições que dispensam o pagamento.

Em locais como Distrito Federal, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí, donos de automóveis híbridos e elétricos estão totalmente isentos do tributo. Já em São Paulo, o pagamento cai pela metade.

Nos outros estados, a cobrança se dá de forma parcial. No Rio, o imposto de carros elétricos é de 0,5% sobre o valor venal. Por sua vez, os híbridos sofrem tributação de 1,5%.

Veja também

Fim do imposto para grupo de carros (Imagem Reprodução Internet)
Fim do IPVA para grupo de carros (Imagem Reprodução Internet)

Com quantos anos os carros ficam isentos do IPVA?

Da mesma forma que a isenção dos carros para PcD, elétricos e híbridos, o fim da alíquota varia de acordo com o estado.

SP, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre, acabam a cobrança nos carros com mais de 20 anos de fabricação. Já Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte, o tempo despenca pela apenas 10 anos. Já no RJ, os automóveis com mais de 15 anos de fabricação estão isentos de IPVA.

Assim, nota-se que, é importante observar as especificações do seu estado para saber as regras e vencimento do imposto após a fabricação do veículo.

Isenção do IPVA suspensa (Imagem: Reprodução/Internet)
Isenção do IPVA suspensa (Imagem: Reprodução/Internet)

🚨 Estrela nas tardes do SBT + Ana Hickmann pode ter contas bloqueadas + Família Record tem barraco

Assuntos

IPVA

Quem escreve

Kelves Araújo

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]