urgente

Fim do IPVA acaba de ser divulgado: Lista de carros isentos têm Fiat e Renault, e motoristas comemoram

03/06/2024 às 13h00

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Isenção do IPVA (Foto: Reprodução/ Internet)

A tão esperada lista dos carros que estão isentos do tão temido imposto

Para quem não sabe, já foi divulgado o fim da cobrança do IPVA para determinados carros, trazendo comemoração entre os motoristas. A lista de veículos isentos inclui marcas como Fiat e Renault. Essa mudança foi implementada por conta de uma regra que se aplica a veículos fabricados há mais de 15 anos.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Especificamente, modelos da Fiat e Chevrolet se encaixam nessa categoria. A partir deste ano de 2024, nos estados mencionados na notícia, os veículos fabricados a partir de 2008 estão isentos do pagamento do IPVA.

Mas, é importante salientar que essas regras podem variar de acordo com cada estado do Brasil, pois são definidas pelas Secretarias de Fazenda estaduais. Além disso, alguns estados oferecem isenção para veículos com mais de 20 anos de fabricação, enquanto outros estipulam o limite em 15 anos.

Ainda, há estados que concedem a isenção para modelos com mais de 18 anos, e outros só cobram o IPVA para veículos que possuem até 10 anos de idade.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


No que diz respeito as isenções, também é válido ressaltar que veículos para pessoas com deficiência (PCD) também possuem benefícios, como a isenção do IPVA em algumas regiões, desde que o valor venal do carro não ultrapasse um determinado limite.

Veja também

Ainda salientamos que em São Paulo, deixar de recolher o IPVA implica em multa e juros de mora. A inadimplência pode levar à inclusão do débito na Dívida Ativa e impactar no licenciamento do veículo, podendo até resultar em apreensão. O IPVA é uma importante fonte de arrecadação para os estados, ficando atrás apenas do ICMS.

Quais carros estão isentos do IPVA?

Veja abaixo algum dos modelos de carros que estarão livres de IPVA:

Exemplos de carros da Fiat:

  1. Fiat Uno (modelo fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023).
  2. Fiat Palio (modelo fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023).
  3. Fiat Siena (modelo fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023).
  4. Fiat Strada (modelo fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023).
  5. Fiat Punto (modelo fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023).

Exemplos de carros da Chevrolet:

  1. Chevrolet Corsa (modelo fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023).
  2. Chevrolet Vectra (modelo fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023).
  3. Chevrolet Astra (modelo fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023).
  4. Chevrolet Celta (modelo fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023).
  5. Chevrolet Meriva (modelo fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023).

Esses são apenas alguns exemplos, pois existem vários modelos de carros da Fiat e Chevrolet que se encaixam nessa categoria de isenção do IPVA devido à idade.

🚨 Mani faz a fila andar? Globo toma estrela do SBT antes de Eliana + Marrone internado  

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.