Agora

AgoraContas a pagar: confira tudo sobre despesas

Fim do IPVA e nova lei com adeus da CNH: 2 vitórias chegam a motoristas donos destes veículos em 2024

IPVA e CNH (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)
IPVA e CNH (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Uma excelente notícia foi divulgada

Motoristas estão eufóricos com essa novidade. Afinal, o fim do imposto mais temido dos condutores, que é o IPVA e também o adeus da CNH em alguns casos, caiu como uma vitória em 2024.

Através de dois passos simples é possível dar adeus ao IPVA e economizar bastante. Primeiro é importante destacar que a isenção do imposto precisa ser solicitada na Secretaria da Fazenda e está disponível em todos os estados.

SAIBA MAIS! Isenção do IPVA em 2024: Adeus ao imposto chega à lista de CPFs em apenas 2 passos simples

O segundo passo é verificar se você se enquadra em algum dos casos: é taxistas ou profissional de mototáxi; empresas de ônibus de transporte urbano e metropolitano; motoristas de vans escolares; proprietários de máquinas agrícolas.

Uma das maneiras mais reconhecidas de obter isenção do IPVA também é destinada a Pessoas com Deficiência, e em alguns casos específicos, também para pessoas com determinadas condições médicas.

Veja também

Em alguns estados brasileiros, os veículos 100% elétricos são isentos de IPVA. Esse é o caso, por exemplo, do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná, onde não há a cobrança do tributo para estes modelos.

Vale destacar, inclusive, que não há uma lei que obrigue os estados a isentarem o imposto de modelos eletrificados. Dessa forma, é mais uma ação para incentivar a compra de veículos com menor emissão de carbono.

Por fim, a isenção do IPVA é concedida também a veículos com um considerável tempo de fabricação. Por exemplo, no Amapá e em Roraima, carros com mais de 10 anos de fabricação estão isentos do pagamento do imposto.

Em contrapartida, em São Paulo, o benefício é estendido a veículos com mais de 20 anos de fabricação de acordo com informações do portal UOL.

IPVA é pago todo ano pelos motoristas (Reprodução: Internet)
IPVA é pago todo ano pelos motoristas (Foto: Reprodução / Internet)

ADEUS DA CNH?

A última atualização no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), implementada em julho de 2023, trouxe mudanças significativas com a nova lei, especialmente para motociclistas, de acordo com informações do portal Auto Esporte.

As motos elétricas, por exemplo, agora estão sujeitas à obrigatoriedade de CNH e placa. Mas, e as bicicletas elétricas? A boa notícia é que elas não entram nessa nova regulamentação que exige habilitação, mas há algumas regras a serem seguidas pelos ciclistas.

Se você utiliza uma bicicleta com motor elétrico auxiliar, com potência limitada a 1000W e velocidade máxima de 32 km/h, pode respirar aliviado, pois não é necessário obter registro, licenciamento ou carteira de habilitação.

Moto elétrica. Foto: Reprodução/Internet
Moto elétrica (Foto: Reprodução / Internet)

No entanto, é preciso cumprir algumas exigências, como ter um indicador e/ou dispositivo limitador eletrônico de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelho retrovisor do lado esquerdo e garantir que os pneus estejam em boas condições.

Além disso, há requisitos como uso de luz baixa durante o dia e a obrigação do capacete moto-ciclístico com viseira ou óculos de proteção.

 

🚨 Fátima Bernardes na Record + Thais Fersoza expõe farsa no BBB24 + Globo obriga Rodriguinho a se "humilhar" por Davi

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Diego Laureano

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]