ADEUS!
FIM de uma era: Nubank tem adeus de serviço vital em SP e decreto atinge clientes na era Nunes em 2025
01/03/2025 às 17h32

Dividiu opiniões! Nubank entra no centro de polêmica e tem fim de serviço decretado em São Paulo; entenda
Nos últimos anos, São Paulo tem passado por mudanças significativas na gestão de seus espaços públicos. E no centro de uma nova polêmica, entra a Nubank.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas como assim? Acontece que um serviço exclusivo oferecido por um dos maiores bancos digitais do Brasil foi colocado sob revisão pela prefeitura.
Mas o que exatamente está acontecendo? O TV Foco reuniu as últimas informações sobre o acontecido, com base no portal economia.uol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura bate o martelo
A Prefeitura de São Paulo ordenou a suspensão imediata das atividades da Casa Nubank Ultravioleta, um espaço exclusivo localizado dentro do Parque Ibirapuera.
A medida foi tomada após uma análise da Comissão Permanente de Fiscalização de Contratos de Concessão da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$4mil e melhor que o 14º salário: Nubank confirma notícia mais esperada a todos os clientes hoje (23)
● “Penhorados”: Comunicado do Nubank traz 2 alertas do que libera bloqueio em cartões de crédito
● Decreto do Banco Central traz nova lei com proibição que abala o Nubank e devasta clientes em 2025

De forma resumida, o órgão concluiu que o local não se encaixava nas diretrizes do contrato de concessão do parque.
Para o órgão municipal, o conceito de uma “área VIP” dentro de um espaço público feria a legislação municipal e criava um modelo de exclusividade incompatível com a natureza do Parque Ibirapuera.
O entendimento da prefeitura é que o local deveria estar acessível a todos os munícipes, e não apenas a clientes de alta renda do Nubank.
O que era a Casa Nubank Ultravioleta?
Inaugurada em novembro de 2023, a Casa Nubank Ultravioleta funcionava em uma antiga base da Guarda Civil Metropolitana (GCM), localizada no portão 7 do Parque Ibirapuera, próxima à Serralheria.
O espaço foi reformado para se tornar um ambiente exclusivo para clientes do cartão Nubank Ultravioleta Mastercard Black, oferecendo diversas comodidades, como:
- Vestiários privativos com duchas, toalhas e itens de higiene;
- Cafés, lanches e bebidas disponíveis gratuitamente;
- Estações de trabalho com Wi-Fi e carregadores por indução;
- Ambiente climatizado voltado para quem deseja relaxar ou trabalhar antes ou depois da prática de exercícios no parque.

Contudo, o ponto que vem gerando divergências é que a entrada no local é restrita apenas a clientes do Nubank Ultravioleta.
Além disso, o espaço permite apenas menores de idade dependentes como acompanhantes, proibindo a entrada dos demais.
Motivos do fechamento
Acima de tudo, a prefeitura decidiu suspender o funcionamento da Casa Nubank Ultravioleta com base em três principais pontos.
- Acesso restrito ao público: A administração municipal considera irregular a existência de um espaço que impede o livre acesso da população, pois o Parque Ibirapuera é um bem público;
- Descumprimento do contrato de concessão: a Urbia, concessionária responsável pelo parque, tem autonomia para parcerias comerciais, mas deve respeitar diretrizes que garantam o caráter público das instalações;
- Incompatibilidade com a legislação municipal: a concessão de parques permite novos usos de instalações preexistentes, desde que se enquadrem como “equipamentos públicos sociais municipais”, o que não era o caso da Casa Nubank Ultravioleta.
O que dizem os envolvidos?
Conforme relatou a UOL, ao entrar em contato com o banco, a empresa afirmou não ter recebido notificação oficial sobre a suspensão da Casa Nubank Ultravioleta.
Porém, o banco garantiu que respeita todas as legislações aplicáveis, e ainda não informou se pretende recorrer da decisão.
Já a Urbia, concessionária do Parque Ibirapuera, declarou que está em diálogo constante com a prefeitura e que apresentará sua manifestação dentro do prazo estabelecido.

A empresa reforçou que todas as atividades realizadas no parque estão em conformidade com a legislação vigente e com o contrato de concessão.
A prefeitura de São Paulo, por sua vez, ainda não respondeu aos questionamentos feitos pela UOL sobre o caso, mas em breve, novos desdobramentos devem surgir.
O que é o Nubank Ultravioleta?
O Nubank Ultravioleta é a categoria premium do Nubank, que oferece benefícios exclusivos para clientes de alta renda.
Ele se destaca por proporcionar um cartão de crédito com cashback de 1%, que rende automaticamente a 100% do CDI, além de vantagens como acesso a salas VIP em aeroportos e seguros exclusivos.
Além disso, o cartão possui design sofisticado, feito de metal, e não exibe números impressos, garantindo mais segurança.
Com essa opção, o Nubank busca atrair um público que valoriza praticidade, exclusividade e retornos financeiros mais vantajosos.
Considerações finais
A possibilidade do fechamento da Casa Nubank Ultravioleta abre um importante debate sobre a privatização de espaços dentro de parques públicos.
Mais do que isso, traz reflexões sobre o equilíbrio entre concessões privadas e o direito da população ao livre acesso a esses locais.
Enquanto a Urbia defende sua gestão e a liberdade para firmar parcerias comerciais, a prefeitura reforça a necessidade de preservar o caráter público do Parque Ibirapuera.
A decisão pode impactar outras iniciativas privadas dentro do parque e até mesmo abrir precedentes para concessões futuras.
Agora, resta saber se o Nubank buscará reverter a decisão ou se o espaço será definitivamente desativado.
Além disso, confira: “Nubank libera EXTRA para quem está com o nome sujo”
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]