Agora

Agora

Fim do RG em 2023: Adeus ao documento mais popular cai como bomba e novo chega com dois pés na porta

Nova lei anunciada em 2023 dá adeus ao RG (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Nova lei anunciada em 2023 dá adeus ao RG (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O RG, que é um dos documentos mais importantes dos brasileiros, deixará de valer em 2024; saiba qual será o novo registro

O RG (Registro Geral) foi por décadas o principal documento dos brasileiros, sendo até hoje usado como uma forma de se identificar. O ano de 2024, no entanto, fará esse registro perder a sua importância, criando um novo documento geral.

Os brasileiros terão que fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), principalmente após o RG perder a validade no Brasil. A novidade transformará o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de identificação.

Além disso, a CIN terá alguns elementos de segurança, como um QR Code e um código internacional que permitirá a entrada em países do Mercosul de maneira facilitada. Ou seja, permitirá a entrada na Argentina, Uruguai, Paraguai, entre outros.

Apesar de alguns estados já emitirem o documento, a partir de 6 de novembro de 2023, os órgãos expedidores ficarão obrigados a adotar os padrões da nova identidade.

Carteira de Identidade Nacional (CIN) será o novo RG (Foto: Reprodução/TV Globo)
Carteira de Identidade Nacional (CIN) será o novo RG (Foto: Reprodução/TV Globo)

O antigo RG, por sua vez, terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2024. Isso significa que não será necessário realizar a troca imediata pela nova identidade.

Veja também

ATENÇÃO AOS PRAZOS

De qualquer forma, é importante que todos fiquem atentos aos prazos e às mudanças que a CIN deve provocar nos próximos meses.

Atualmente, estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Pernambuco, Paraná, Acre, Goiás, Alagoas, Minas Gerais e Mato Grosso já emitem a CIN. São Paulo e os outros estados ainda não aderiram à novidade.

DESDE QUANDO O RG EXISTE NO BRASIL?

A emissão da primeira carteira de identidade no Brasil aconteceu em 1907, com Edgard Costa, então presidente do gabinete de identificação e de estatística da Polícia do Distrito Federal – quando o Rio de Janeiro era a capital do Brasil.
CPF será único número de documento dos brasileiros (Foto: Agência Brasil)
CPF será único número de documento dos brasileiros (Foto: Agência Brasil)

🚨 Isabelle agora é ESCORRAÇADA + Rodriguinho CRAVA Davi traído + Susana Vieira DETONA colegas 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA