SAIBA TUDO!

Fim do RG no Brasil confirmado agora pela Globo: Documento é aposentado e substituto exigido

04/06/2024 às 21h11

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Portal da emissora deu novas informações sobre emissão (Foto: TV Globo)

O G1 ressaltou a importância da troca do cartão de identificação que já vem sendo emitido pelos estados

Depois de longos anos, os brasileiros ganharam uma nova identidade. Agora, o atual formato do RG deixa de ser o principal meio de identificação, dando espaço para um substituto.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Em janeiro, os estados brasileiros passaram a adotar, oficialmente, a Carteira Nacional de Identidade como o novo documento dos cidadãos. Ele passa a valer como padrão no Brasil inteiro.

O Governo Federal revelou que o objetivo é facilitar os cadastros internos, reduzir as fraudes e dar mais segurança aos dados do dono. Por enquanto, a primeira emissão vem sendo gratuita.

RG
De acordo com o G1, da Globo, a primeira emissão da nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita (Foto: Agência Brasil)

Segundo o G1, da Globo, para realizar a emissão, é preciso ter certidão de nascimento ou casamento. Por enquanto, a Secretaria de Segurança Pública tem sido a principal responsável pelo atendimento.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


De acordo com o Poupatempo de São Paulo, para crianças de até 11, a validade do documento é de 5 anos. De 12 a 59 anos, o prazo é de 10. Já para as pessoas que estão acima dos 60, é indeterminado.

Veja também

Além da Segurança Pública de cada estado, as unidades da Polícia Civil também estão auxiliando os cidadãos. Algumas localidades disponibilizam que o início do processo seja feito através da internet.

RG, Carteira de Identidade Nacional
Apesar da exigência da nova Carteira Nacional de Identidade, o RG ainda segue válido por mais alguns anos (Foto: Agência Brasil)

É obrigatório tirar o novo RG?

O antigo formato ainda segue válido por mais alguns anos. Segundo o Governo Federal, o novo documento será obrigatório somente a partir de 2032, para quem tiver menos de 60 anos de idade. Por enquanto, a substituição vem sendo implantada de forma gradual.

🚨 Mani faz a fila andar? Globo toma estrela do SBT antes de Eliana + Marrone internado  

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.