Alerta

Pode ir se despedindo: Adeus do RG tem data final confirmada com alerta de BLOQUEIO no INSS e nos bancos


Fim do RG e risco de bloqueio de benefícios (Reprodução: Montagem TV Foco)

O fim do RG está cada vez mais próximo e todos precisam se alertar para não correr o risco de terem os benefícios bloqueados

Um dos principais documentos utilizados pelos brasileiros está com seu fim garantido, com adeus em definitivo. Assim, todos precisam se atentar, pois irregularidades podem ocasionar no bloqueio no INSS e nas instituições financeiras.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O RG está presente na carteira ou bolsa de todos os brasileiros, porém ela dará lugar a Carteira Nacional de Identificação (CIN). Assim, o número do documento será extinto e o CPF se tornará o número mais importante dos cidadãos do país.

De acordo com o portal ‘Money Times’, o fim do documento tem data marcada, mas ainda vai demorar, já que deixará de ter validade a partir do dia 28 de fevereiro de 2032. Dessa maneira, a emissão será padronizada em todos os 27 órgãos de identificação e não dividida em estados, como o RG.

RG chegará ao fim em 2032 (Reprodução: Internet)
RG chegará ao fim em 2032 (Reprodução: Internet)

Segundo as informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em março deste ano já eram 5 milhões de pessoas com o CIN em mãos. A mudança visa reduzir as fraudes de identificação no Brasil.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Este novo documento é uma porta para mais de 4.200 serviços digitais que estão disponíveis no Gov.br. É também um caminho para a administração pública ser proativa e atender melhor os cidadãos”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Veja também

Risco de bloqueio no INSS e bancos

De acordo com o portal ‘Blog MeuiD’, estar com o RG desatualizado pode gerar o bloqueio de alguns serviços, envolvendo o INSS e as instituições financeiras. Alguns casos que comprovam a desatualização são:

CIN já está sendo emitido em 23 estados (Reprodução: Internet)
CIN já está sendo emitido em 23 estados (Reprodução: Internet)
  • Foto do documento muito antiga;
  • Documento em mau estado de conversação;
  • Com danos, rasuras, rasgados ou molhados;
  • RG no modelo antigo;
  • Dados não legíveis;
  • Problemas na plastificação.

No caso dos bancos, na hora de apresentar um documento para realizar empréstimos ou financiamentos, se o RG não estiver atualizado podem negar o pedido. Isso porque as instituições financeiras prezam pelas questões antifraudes de identidade.

Já no INSS, os aposentados e pensionistas que precisam realizar a prova de vida precisam estar com o documento de no máximo 10 anos. Caso contrário, podem ter o benefício bloqueado, até que atualize o RG.

Prova de Vida do INSS precisa estar com o documento atualizado (Reprodução: Internet)
Prova de Vida do INSS precisa estar com o documento atualizado (Reprodução: Internet)

Como faz para ter o RG Digital?

Para ter o RG Digital, especialmente na cidade de São Paulo, basta baixar o aplicativo ‘RG Digital SP’, selecionar a opção ‘Adicionar RG’ e mirar a câmera do celular para o QR Code que há na parte de traz do documento.

🚨 "Revolta" de Serginho Groisman por causa de Davi + Global dá calote em garoto de progr@m# + Eliana nas manhãs da Globo     

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA