Comunicado oficializa o fim do RG e a nova maneira de se identificar a partir de hoje (9)
Recentemente, o Governo Federal emitiu um comunicado oficial da nova maneira de identificar no Brasil, já que segundo o anúncio, o conhecido RG (Registro Geral) entraria em desuso conforme os próximos anos, em todo o território nacional.
Portanto, para substituir o documento, a chegada da Carteira Nacional de Identidade Nacional (CIN) surpreendeu milhões de brasileiros, e já está causando um grande impacto na população com suas inovações. Desde o dia 6 de novembro, todos os estados do país estão emitindo esse documento substituto.
Trata-se de uma versão muito mais tecnológica e abrangente do que o seu antecessor, ela reúne em um único documento as principias informações dos cidadãos como dados de saúde, tipo sanguíneo, informação sobre doação de órgãos, entre outros.
A mudança foi projetada por uma atualização que permitiu o uso do CPF em diversos documentos nacionais, proporcionando uma única sequência numérica que agrega informações de diversos órgãos do Governo Federal.
Vale ressaltar que a validade da Carteira de Identificação Nacional irá variar conforme a idade do cidadão. Nesse sentido, crianças de 0 a 12 anos têm uma validade de 5 anos para o documento. Enquanto isso, pessoas de 12 a 60 anos contam com uma validade de 10 anos. Por último, para os cidadãos com mais de 60 anos, a Carteira de Identidade Nacional é válida até o fim da vida, não possuindo um prazo de validade determinado.
Veja também

Aprovado: Jornal Nacional confirma novo DESCONTO aos aposentados do INSS e REDUÇÃO é anunciada na Globo

13º salário tem segunda parcela LIBERADA e trabalhadores estão em ALERTA com punição aos empregadores

Antecipação no BPC, pagamento para 39 milhões e nova ‘proibição’: 3 comunicados cruciais do INSS para 2024
Contudo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que prorroga o prazo para que todos os estados se adequassem e começassem a emitir a CIN, por mais trinta dias, até 6 de dezembro.
Atualmente, 12 estados já realizam a emissão, sendo eles Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Quais são as informações que estarão presentes na CIN?
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Título de Eleitor;
- Cartão Nacional de Saúde;
- Documento Nacional de Identificação (DNI);
- Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Número do Programa de Integração Social (PIS);
- Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
- Certificado militar


