INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

Fim da idade mínima em aposentadoria: A mudança do INSS em 2023 que cai como presente à lista de segurados

Logo do INSS e idosos felizes - Foto Reprodução Internet
Logo do INSS e idosos felizes - Foto Reprodução Internet

Se surpreenda ao saber do fim da idade mínima em aposentadoria com mudança do INSS em 2023 que cai como presente à lista de segurados

Sendo hoje um dos principais órgãos públicos e um dos mais conhecidos do país, o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, destina seus benefícios aos trabalhadores que fazem suas contribuições mensais a instituição, e agora põe fim na idade mínima em aposentadoria com mudança ainda em 2023 que cai como presente à lista de segurados.

Acontece que o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, informou sobre o fim da idade mínima para quem vai solicitar a aposentadoria do órgão federal por invalidez, afirmando que o benefício será concedido para trabalhadores que comprovem a aposentadoria por invalidez sem que haja uma idade mínima como requisito, contudo, valendo somente para casos de aposentadoria definitiva.

Segundo informações do portal da Secretaria de Comunicação Social, a modalidade por tempo de contribuição foi extinta em 2019, quando a Emenda Constitucional nº 103 estabeleceu novas regras no Regime Geral de Previdência Social, dando a possibilidade do trabalhador se aposentar por tempo de contribuição, sem a exigência de uma idade mínima de contribuição.

Com isso, a decisão cai como presente a lista de segurados que irão se aposentar nessa modalidade, onde o benefício é cedido de forma permanente, que é o caso da aposentadoria por invalidez.

Vale lembrar que em julho deste ano de 2023, o INSS liberou o edital de convocação de beneficiários de auxílio-doença e aposentados por invalidez para realização de perícia médica para revisão do benefício, onde todos precisam apresentar documentação médica disponível, como atestados, laudos, receitas e exame.

Veja também

É importante destacar que o trabalhador que precisar solicitar o auxílio, pode fazer através do aplicativo “Meu INSS”, no qual tem acesso aos serviços oferecidos pela instituição e pode solicitar o auxílio, este que é pago mensalmente, com valor de acordo com o piso do salário mínimo em vigor, que é de R$ 1.320.

Quantas pessoas são beneficiarias do Instituto Nacional do Seguro Social?

Segundo o portal “gov”, os benefícios do INSS atendem a mais de 39 milhões de pessoas.

🚨 Fátima Bernardes na Record + Thais Fersoza expõe farsa no BBB24 + Globo obriga Rodriguinho a se "humilhar" por Davi

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Rafael Silva

Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]