Agora

Agora

Fim da idade mínima: Nova lei do INSS traz EXCELENTE confirmação para quem quer se aposentar ainda em 2023

Previdência Social - Foto: Internet
Previdência Social - Foto: Internet

Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a nova lei do INSS, que diz quais são os requisitos para se aposentar em 2023

Sabemos bem que o desejo de todo trabalhador brasileiro, é alcançar a idade mínima para poder se aposentar pelo INSS no Brasil, dessa forma, essa notícia cai como um verdadeiro presente no colo de muitos.

Bom, antes de mais nada, para quem não sabe, o INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, se trata de uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral Previdência.

Com que idade posso me aposentar?

Dito isso, de acordo com informações do portal Jornal JF, até 2019 era preciso seguir alguns requisitos para obter a aposentadoria, seja ela por contribuição ou por idade. Contudo, agora as coisas são um tanto quanto diferentes.

Bom, sem mais delongas, vamos direto aos fatos, diante das regras,  pode receber a aposentadoria, homens que completarem 65 anos, e tenham, no mínimo, 15 anos de vida contribuitiva.

No que diz respeito a mulher,  a idade mínima é 62 anos e seis meses de idade, seguindo o mesmo tempo de contribuição que os dos homens.

Veja também

Mas, a dúvida de muita gente, é se realmente é possível se aposentar sem idade mínima…

“Para aquelas pessoas que, no momento da reforma, estavam próximas de atender aos requisitos anteriormente exigidos para a aposentadoria, houve a instituição de regras de transição, com a finalidade de reduzir os impactos da modificação legislativa”, explica André Erhardt, Procurador Federal e Professor da Pós-Graduação em Processo nas Cortes Superiores da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília.

Seguindo a regra a risca, anão seria possível se aposentar sem idade mínima, mas há exceções que permitem a redução da idade em alguns casos.

Como, por exemplo, o caso de aposentados que conseguiram se aposentar sem a idade mínima, por conta da exposição a agentes nocivos por 15, 20 ou 25 anos. Assim, nesses casos, a idade mínima seria reduzida para 60, 58 ou 55 anos.

Outro exemplo, é que professores também podem se aposentar antes da idade mínima, com 60 anos para homens e 57 anos para mulheres.

Contudo,  neste caso é preciso comprovar 25 anos de contribuição exclusivamente em efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil, ensino fundamental ou médio.

“Em relação à aposentadoria rural, foi mantida a idade mínima de 55 anos para mulheres e 60 anos para homens, com exigência de 15 anos de contribuição para ambos”, afirma o professor.

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

INSS

Quem escreve

Bianca Rayla

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: