Fim do pagamento de 100% da conta de água Nova lei da tarifa social é anunciada pra ANIQUILAR o imposto


Nova lei anunciada para dar fim ao pagamento total da conta de água (Reprodução: Montagem TV Foco)

Parte dos brasileiros estão em festa com uma nova lei que chegará em breve para acabar com o pagamento total da conta de água

Grande parte dos brasileiros estão em festa nesta sexta-feira (10), com o anúncio de uma nova lei que está por vir. Com ela, a tarifa social estará em vigor e você pode ser um dos que darão adeus a conta de água e esgoto.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

As dívidas estão sempre presente aos brasileiros, que por muitas vezes usam todo o salário apenas para pagar as contas essenciais. Visando isso, o governo planeja dar uma grande bonificação para uma parcela da população, que está atenta em todas as atualizações.

De acordo com o portal ‘R7’, na última quarta-feira (08), o Senado aprovou a tarifa social de água e esgoto para as famílias de baixa renda. Apesar de ser um grande passo, o projeto ainda precisa da sanção presidencial, ou seja, está nas mãos de Lula para entrar em vigor.

Tarifa Social da água está a um passo de entrar em vigor (Reprodução: Internet)
Tarifa Social da água está a um passo de entrar em vigor (Reprodução: Internet)

Em caso de aprovação, parte dos brasileiros terão a cobrança de metade do valor da menor faixa de consumo, ou seja, aplicando o desconto aos primeiros dez metros cúbicos. Caso a conta não fique dentro do limite estabelecido, não haverá desconto e a cobrança será no valor cheio.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Ainda segundo o site, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico ficará responsável por estabelecer o limite de renda dos contemplados por essa nova tarifa. O texto também prevê que os beneficiados estarão isentos de qualquer taxa de ligação de água e esgoto.

Veja também

A aprovação depende da sanção presidencial (Reprodução: Ricardo Stuckert/PR)
A aprovação depende da sanção presidencial (Reprodução: Ricardo Stuckert/PR)

Um avanço para os brasileiros

Essa tarifa será financiada pelos demais consumidores, em uma divisão de custo às demais categorias de consumidores. Diante desse cenário, o senador Flávio Arns comentou como esse passo é de grande importância para o Brasil.

“É um avanço para o Brasil termos as diretrizes nacionais para que a Tarifa Social de Água, a exemplo da Tarifa Social de Energia Elétrica, possa ser aplicada com diretrizes seguras e transparência”, destacou ele.

Já a senadora Zenaide Maia também vibrou com a aprovação: “Para muita gente a rua está saneada. Mas não liga ao esgoto geral porque não tem condição de pagar 100% da tarifa de esgoto”, explicou.

Conta de água tem uma média de 70 reais por pessoa no Brasil (Reprodução: Internet)
Conta de água tem uma média de 70 reais por pessoa no Brasil (Reprodução: Internet)

Qual custo médio de água aos brasileiros?

De acordo com o Banco Inter, um brasileiro consome em média 220 litros de água por dia. Assim, a conta no final do mês será de 70 reais por pessoa, portanto quanto maior a família, maior será o gasto com a conta de água.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: