Agora

Agora

Fim do RG agora: Adeus ao documento mais importante choca e um novo chega com os dois pés na porta

Fim do RG e novo documento cai como uma bomba (Reprodução: Montagem TV Foco)
Fim do RG e novo documento cai como uma bomba (Reprodução: Montagem TV Foco)

O RG, um dos principais documentos de uma pessoa, está chegando ao fim; saiba o porquê

O Registro Geral (RG) é hoje um dos principais documentos de todo cidadão brasileiro, mas ele está dando adeus e um novo chega com os dois pés na porta e você precisa estar por dentro de todas as atualizações.

Todas as pessoas estão acostumadas em carregar o documento de identificação em suas carteiras, apesar de grande parte das pessoas já estarem o substituindo pela CNH, o que prova que a pessoa já tem mais de 18 anos.

Mas, quem ainda costuma utilizar o RG precisa ficar atento em todas as mudanças, que passou a ser feita a partir do último dia 6 e novembro, com a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

O RG tem o seu prazo de validade até o dia 28 de fevereiro de 2032 (Reprodução: Internet)
O RG tem o seu prazo de validade até o dia 28 de fevereiro de 2032 (Reprodução: Internet)

De acordo com o portal ‘Money Times’, Esse novo documento está adotando o CPF (Cadastro Pessoa Física) como um padrão de identificação, assim fazendo com que o número do Registro Geral não seja mais utilizado.

Apesar dessa mudança, o novo documento não precisa ser feito pelo cidadão imediatamente, isso porque o antigo tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032. A primeira via é gratuita e também terá a sua versão física e digital.

Veja também

Essa mudança vai ocorrer pelo fato de que o número do CPF, emitido pela Receita Federal, permite que o documento seja válido em todo o território nacional, enquanto o RG é emitido apenas por estados.

A CIN não vai contar com a designação de ‘sexo’ e nem mesmo diferenciação entre ‘nome’ e ‘ nome social’, assim a mudança permite um documento de identidade mais inclusivo para a comunidade LGBTQIA+.

Novo documento, CIN, que passou a ser emitido no último dia 6 de novembro (Reprodução: Globo)
Novo documento, CIN, que passou a ser emitido no último dia 6 de novembro (Reprodução: Globo)

Por quanto tempo o documento será válido?

O período pelo qual o CIN será válido varia de acordo com a idade, sendo que:

  • 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos
  • 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos
  • Validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos

VÍDEO YOUTUBE: Ana Hickmann "alcooliz@da" + SBT apela por retorno de Global + Outra estrela da  Record tem contas esvaziadas      

Assuntos

CINcpfRG

Quem escreve

Gabriel Amaral

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

TV Foco AO VIVO Acompanhe