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Fim de serviço popular e substituto do RioCard: 2 viradas no metrô do RJ atingem cariocas em 2024

Metrô Rio passa por viradas que impactam a vida dos cariocas em 2024 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/Metrô-Rio)

Metrô Rio passa por viradas que impactam a vida dos cariocas em 2024 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/Metrô-Rio)

Saiba quais foram as principais mudanças e decisões que impactaram a vida dos cariocas que dependem do transporte público, principalmente do metrô

O metrô, mais do que um meio de transporte, é uma extensão do dia a dia do carioca. Conectando bairros distantes, ele encurta caminhos, desafia o trânsito caótico e promove encontros em sua rotina subterrânea.

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Só na capital fluminense, onde as paisagens e a mobilidade urbana nem sempre se alinham, o metrô se torna uma ponte essencial para que trabalhadores, estudantes e turistas possam se deslocar com previsibilidade.

Contudo, algumas mudanças no sistema geraram impacto nessa rotina, incluindo um novo sistema de bilhetagem que pode afetar a modalidade e uma decisão de encerramento em um dos serviços mais usados e populares.

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Metrô, Rio de Janeiro
Metrô Rio passou por algumas mudanças em 2024 que impactaram a vida dos cariocas (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Sendo assim, a equipe especializada em transportes do TV Foco, baseada em informações divulgadas pelo G1 e pelo Globo, traz mais detalhes sobre as mudanças que impactaram o metrô do Rio de Janeiro e os cariocas em 2024.

1- Substituto do Rio Card:

Eduardo Paes, recentemente reeleito para a Prefeitura do Rio de Janeiro, trabalha para finalizar a implementação do novo sistema de bilhetagem do transporte público, o qual irá selar o fim do RioCard.

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O substituto em questão é o “Jaé“, que, por decreto de Eduardo Paes, irá se tornar o único aceito nos transportes municipais a partir de fevereiro de 2025.

Tal substituição deverá atingir todos os modais geridos pela prefeitura, como:

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Riocard (Foto: Reprodução/Internet)

Porém, quem fizer traslados intermunicipais ou utilizar o transporte público das duas redes, municipal e estadual, deverá ter os dois cartões — tanto o Jaé quanto o RioCard.

Isso porque o metrô e o trem ainda não aceitam a nova bilhetagem carioca.

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Principais mudanças:

Aliás, conforme exposto por Zeca Vianna, CEO do Jaé, é recomendado que as empresas passem a adquirir o Jaé.

Vale dizer que, desde o dia 1º de novembro de 2024, a convocação foi acionada:

Jaé (Foto: Reprodução / Beth Santos/Prefeitura do Rio)

Além disso, o novo sistema também elimina a necessidade de desvincular o comprador anterior ou validar recargas.

Assim que a empresa disponibiliza o crédito, os funcionários podem utilizá-lo instantaneamente, sem burocracia.

Principais perguntas e respostas sobre o Jaé:

Veja abaixo as principais perguntas e respostas sobre o novo sistema e se mantenha ainda mais informado:

Como fica a integração com o Jaé?

Veja abaixo como ficará a integração a partir de novembro e fevereiro:

A partir de novembro:

A partir de fevereiro de 2025:

Mas como o Jaé impacta o metrô do Rio de Janeiro se ele não é aceito na modalidade?

Embora o Jaé seja destinado apenas aos transportes municipais, trens, metrôs e barcas não farão parte desse sistema, essa decisão impactou a vida dos cariocas que fazem uso do metrô da mesma forma.

Afinal de contas, ao precisar de outros modais, a necessidade de ter o cartão extra se faz presente.

Ou seja, se antes tudo se resolvia com o Rio Card, agora será necessário possuir o Jaé consigo para evitar problemas ao passar de uma modalidade a outra.

Cartão Jaé (Foto: Reprodução / Globo)

Fim de serviço no Metrô

Por fim, no dia 26 de julho de 2024, a prefeitura decidiu excluir o Metrô na Superfície e substituí-lo por seis linhas de ônibus convencionais.

As novas linhas que assumirão a conexão são:

A SMTR e o MetrôRio decidiram fazer essa mudança para oferecer mais opções de transporte, especialmente nos horários de maior demanda.

O número de ônibus disponíveis será cinco vezes maior do que o número de veículos que operavam no serviço do MNS.

Como ficou o valor da integração?

Apesar da mudança, o valor da integração permaneceu em R$ 7,50, mas com algumas condições:

Seis linhas de ônibus comuns assumiram a conexão (Foto: Reprodução / Globo)

Quais foram os impactos gerados pelo fim do Metrô na Superfície do Rio de Janeiro?

Desde 2002, o Metrô na Superfície foi uma alternativa estratégica para a mobilidade na Zona Sul do Rio. Contudo, críticas surgiram quanto à sua eficiência e à lotação em horários de pico.

A decisão de encerrar o serviço dividiu opiniões: enquanto alguns passageiros reconheceram o potencial de melhora com mais ônibus em circulação, outros temiam pelos transtornos no processo de adaptação às novas linhas.

No entanto, a concessionária MetrôRio informou que sinalizações e orientadores estariam disponíveis nos pontos de ônibus e nas estações para auxiliar os usuários durante o período de transição.

Mas, para saber mais sobre os sistemas de bilhete único em demais localidades, clique aqui.*

Considerações finais:

O novo sistema de bilhetagem “Jaé” substituirá o RioCard no transporte público municipal do Rio de Janeiro a partir de fevereiro de 2025, impactando a rotina dos cariocas que utilizam diversos modais.

Adicionalmente, o fim do serviço de Metrô na Superfície e sua substituição por linhas de ônibus também gerou mudanças na mobilidade urbana da cidade, com opiniões divergentes sobre a nova configuração.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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