COMO ASSIM?!
Adeus: Fim de unidade n°1 de atacarejo, tão grande quando Assaí, tira o chão de Belo Horizonte, BH
19/03/2025 às 5h00

Encerramento de unidade de atacarejo, tão popular quanto o Assaí, transforma cenário econômico da capital mineira e surpreende clientes com adeus
Ainda em maio de 2024, uma tradicional e influente no setor atacadista, tão popular quanto o Assaí, anunciou o fim de uma unidade localizada na Avenida Dom Pedro II, no bairro Bonfim, na região Noroeste de Belo Horizonte (BH).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que essa situação tirou o chão de muitos clientes nesta região de BH, uma vez que tiveram que remanejar para outras unidades, mexendo assim na rotina desses consumidores.
Trata-se da rede Decisão Atacarejo, cujo movimento marcou uma sequência de fechamentos, chegando à marca da quarta unidade desativada nos últimos meses na região, reforçando a estratégia de reestruturação da empresa:
- A negociação da unidade da Avenida Olegário Maciel com o Grupo Liga transformou o local na primeira loja da rede Liga Atacado e Varejo.
- Além disso, a Decisão Atacarejo repassou duas unidades no Vetor Norte da RMBH para a rede Apoio Mineiro, do Grupo Supernosso.

- Por fim, as lojas de Venda Nova e Lagoa Santa, com áreas maiores que o padrão desejado pela Decisão, foram adquiridas na reconfiguração do portfólio.
Sendo assim, a partir de informações do portal Diário do Comércio, SA+ e Expo Supermercado, a equipe especializada em economia do TV Foco traz abaixo todo o desenrolar da estratégia e cenário de 2025.
Mudança estratégica:
Conforme mencionado acima, é bom deixar claro que essa decisão de fechar essas unidades não reflete uma crise financeira, e sim uma mudança estratégica no modelo de negócios da rede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 8 BI: Comunicado do Banco Central crava PIOR notícia da poupança em 2025 e atinge Itaú, BB e + bancos
● Risco e exigência de demolição: 2 sentenças contra gigante nº1 em BH, MG, são confirmadas pela Record
● Portas lacradas no RS: Loja famosa de 97 anos tem FIM decretado em shopping de Porto Alegre
Isso porque a companhia, que iniciou um processo de profissionalização da gestão há mais de quatro anos, busca agora adotar um modelo de supermercado mais moderno e eficiente.

- Essa transformação está focada em lojas menores, com áreas entre 1.000 e 2.000 metros quadrados, chamadas de “lojas expressas”.
- Esse formato permitirá à rede atender de forma mais ágil e diversificada às necessidades dos consumidores, oferecendo serviços essenciais como padarias, açougues e hortifrúti em todas as unidades.
De acordo com o CEO da Decisão Atacarejo, Leonardo Vilaça, na época, essa estratégia segue a tendência do mercado norte-americano, onde a agilidade e a variedade de serviços são fundamentais para o sucesso.
Por fim, a empresa também aposta na ampliação de seu e-commerce e no aprimoramento do serviço de entrega, com a promessa de reduzir o tempo de entrega para 30 minutos até o fim de 2025, especialmente na região do Centro de Belo Horizonte.
Foco na tecnologia e capacitação:
Parte essencial dessa reestruturação envolve principalmente o investimento em tecnologia e no treinamento das equipes.
Vilaça destaca que a renovação da cultura corporativa é um dos pilares para o novo momento da empresa.
O Decisão Atacarejo está focado em capacitar seus colaboradores com treinamentos intensivos – todos os novos funcionários devem passar por pelo menos 15 dias de preparação antes de iniciar suas atividades.
Além disso, a rede está investindo fortemente em sistemas tecnológicos para melhorar a gestão e a experiência do cliente, tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce.
Quais são as expectativas do Decisão Atacarejo em BH no ano de 2025?
A Decisão Atacarejo tem em seus planos uma expansão agressiva para os próximos anos.
Atualmente, a rede conta com duas unidades, localizadas no Centro de Belo Horizonte e outra em Santa Luzia, na RMBH.
No entanto, o objetivo é dobrar o número de lojas até o fim de 2025, com um foco particular nas regiões do:
- Barreiro;
- Contagem;
- Betim,
- Outras áreas do RMBH.
A primeira nova unidade será inaugurada no primeiro semestre de 2025, com mais detalhes sobre a localização a serem revelados em breve.
Além disso, a negociação da unidade da Avenida Olegário Maciel com o Grupo Liga transformou o local na primeira loja da rede Liga Atacado e Varejo.
Essa iniciativa visa beneficiar pequenos comerciantes e consumidores, gerando economia local e reforçando a presença da marca na comunidade.
Mas, para saber mais informações sobre outras empresas, fechamentos e até falências, clique aqui*.
Conclusão:
Em suma, a rede Decisão Atacarejo fechou unidade em Belo Horizonte como parte de uma reestruturação estratégica, focando em lojas menores e mais modernas.
A empresa busca um modelo de supermercado “expresso”, com áreas entre 1.000 e 2.000 metros quadrados, oferecendo padaria, açougue e hortifrúti em todas as unidades.

Por fim, a rede Decisão Atacarejo planeja dobrar o número de lojas até 2025, expandindo para:
- Barreiro;
- Contagem;
- Betim.
Além de investir em tecnologia e inovação.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.